Diário do Taboão NotíciasDiário do Taboão Notícias
  • Home
  • Notícias
  • São Paulo
  • Economia
  • Política
  • Sobre Nós
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Diário do Taboão NotíciasDiário do Taboão Notícias
  • Home
  • Notícias
  • São Paulo
  • Economia
  • Política
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Notícias
  • São Paulo
  • Economia
  • Política
  • Sobre Nós
Siga
Diário do Taboão Notícias > Blog > Economia > Fortalezenses Divididos: Percepção Econômica Revela Cenário de Estabilidade

Fortalezenses Divididos: Percepção Econômica Revela Cenário de Estabilidade

Diego Velázquez Por Diego Velázquez 15 de outubro de 2024 3 Min de leitura
Compartilhar

A recente pesquisa do Datafolha, encomendada pelo jornal O POVO, revelou que a percepção econômica dos fortalezenses está dividida. Enquanto 26% dos entrevistados afirmam que sua situação econômica melhorou nos últimos meses, 23% relatam piora. A maioria, 51%, acredita que sua condição permaneceu inalterada.

O levantamento, realizado entre os dias 8 e 9 de outubro, ouviu 826 pessoas e possui uma margem de erro de três pontos percentuais. Além de avaliar a situação econômica pessoal, a pesquisa também investigou a percepção dos fortalezenses sobre a economia nacional, revelando que 37% acreditam em uma piora, enquanto 42% veem estabilidade.

Entre os grupos sociais, os que se declaram pretos foram os que mais perceberam uma melhora em sua condição econômica, com 33% relatando avanços. Em contraste, 16% desse grupo apontaram piora, e 52% disseram que sua situação permaneceu a mesma.

A pesquisa também destacou diferenças significativas entre faixas etárias. Jovens entre 16 e 24 anos foram os que mais relataram estabilidade, com 55% afirmando que sua situação econômica não mudou. Já entre os entrevistados de 45 a 59 anos, 51% também perceberam estagnação, mas 22% relataram melhora.

Ricardo Coimbra, conselheiro da Apimec Brasil, comentou que a percepção de estabilidade pode ser influenciada por diferentes momentos profissionais, como a entrada no mercado de trabalho ou a proximidade da aposentadoria. Ele destacou que, apesar das variações, muitos entrevistados veem sua situação pessoal como estável.

Quando questionados sobre a economia nacional, 18% dos fortalezenses acreditam em uma melhora. Coimbra sugere que a percepção de estabilidade ou melhora pode ser influenciada por programas socioeconômicos do governo, que, ao se tornarem parte do cotidiano, perdem o impacto inicial de novidade.

A pesquisa também revelou que a percepção econômica varia conforme a escolaridade e a renda. Pessoas com ensino superior e renda acima de cinco salários mínimos foram as que mais relataram melhora em sua situação econômica, com 29% e 32%, respectivamente.

Esses dados oferecem um panorama detalhado das percepções econômicas em Fortaleza, destacando a complexidade e a diversidade de opiniões entre diferentes grupos sociais e econômicos.

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Copie link Print
Artigo anterior Indústrias Brasileiras Avançam na Economia Circular
Próximo artigo Nunes e Boulos trocam provocações, se abraçam e focam em apagão no 1º debate em São Paulo
Márcio Alaor de Araújo
Márcio Alaor de Araújo demonstra por que a governança da inovação se tornou um diferencial competitivo nas empresas
Notícias
Inflação perde força em junho e abertura de empresas cresce na Grande São Paulo
Economia
Câmara de Taboão da Serra aprova LDO 2027 e entra em recesso parlamentar
Política
Expansão do Metrô na Grande São Paulo pode reduzir deslocamento de moradores de Taboão da Serra
São Paulo
Arraial da Arena 2026 movimenta Taboão da Serra com shows e ação solidária até agosto
Notícias
Sigma Educação
Inclusão digital na escola: confira com a Sigma Educação como reduzir desigualdades no aprendizado
Notícias
Fource Consultoria
Comitês de governança e a estruturação da tomada de decisão estratégica
Notícias
Valderci Malagosini Machado
Economia circular na construção: como transformar resíduos em valor
Notícias

Você também pode gostar

Comitiva de Taboão da Serra visita Projeto Okavango

Economia

Hospital Geral de Pirajussara em Taboão da Serra Recebe R$ 10 Milhões para Revitalização

Economia

Crescimento Empresarial em Taboão da Serra: Mais de Mil Novas Empresas Instaladas

Economia

Taboão da Serra Registra Repasse Recorde de ICMS no Primeiro Semestre de 2025

Economia

Sobre

Diário do Taboão: Seu portal de notícias confiáveis e atualizadas sobre Taboão da Serra e região! Apresentamos uma cobertura completa dos principais acontecimentos locais, incluindo política e economia. Mantenha-se informado e conectado com tudo o que acontece na sua cidade com o Diário do Taboão.

Populares

Câmara de Taboão da Serra aprova projetos de lei e amplia debate sobre impacto das decisões municipais
Política
Taboão da Serra cria mais de 1,3 mil empregos e reforça dinamismo econômico na Grande São Paulo
Economia
Red Tech Empreendimentos Ltda
Tecnologia na engenharia: Confira como reduzir custos operacionais através da inovação
Notícias
Taboão da Serra no IPS Brasil 2026: avanço na qualidade de vida e os desafios do desenvolvimento urbano sustentável
São Paulo
Estatuto da GCM em Taboão da Serra: modernização da segurança municipal e impactos na gestão pública
Política

Entre em contato

Tem alguma dúvida, sugestão ou gostaria de compartilhar uma notícia? Estamos aqui para ajudar! Envie um e-mail para:

[email protected]

Sua opinião é valiosa para nós e estamos prontos para ouvir você.

Siga
2026 Diário do Taboão – [email protected] - tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Contato
  • Quem Faz
  • Sobre Nós
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?