Nesta terça-feira (21), uma comitiva de secretários e funcionários da prefeitura de Taboão da Serra esteve em Diadema para conhecer o Projeto Okavango, iniciativa que recicla sofás e outros móveis abandonados nas ruas. Totalmente reconstruídos, os novos sofás são comercializados a baixo custo, gerando trabalho e renda aos cooperados. São mais de 20 jogos de sofás vendidos por semana.
“Essa é uma grande tecnologia de economia solidária,” reconheceu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Taboão, Wanderley Bressan. “A pedido do prefeito Aprígio, viemos conhecer, aprender e levar essa boa prática para nossa cidade. Estamos aqui para absorver o máximo possível.”
Visitando a sede da cooperativa, no bairro Casa Grande, os secretários e assessores conheceram todas as etapas da trabalho de reciclagem. “Um sofá é feito com marcenaria, costura, acabamento, artesanato,” explicou Diolindo Sousa, que lidera o empreendimento. “É toda uma expertise que levamos 15 anos aperfeiçoando, aprimorando, formalizando junto ao Poder Público. E é um prazer trocar informações com vocês, pois acreditamos que o conhecimento deve sim ser passado adiante.” Além de beneficiar cerca de 12 cooperados diretamente, a cooperativa ainda gera renda para outras três pessoas e tem planos de montar um centro de formação. “Não só para trazer mais cooperados, mas também com o propósito de unir outras cooperativas similares que possam surgir em cidades da região.”
A comitiva foi recebida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Paulo Barbosa, por Mariana Girotto, chefe da Divisão de Geração de Trabalho e Renda e por Marcelo Lucas, diretor de Políticas de Trabalho e Economia Solidária. “O Projeto Okavango é um empreendimento econômico solidário apoiado e fomentado pela Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários (IPEPS) e conta com apoio e suporte da equipe da Casa da Economia Solidária, por meio do Programa Coopera Diadema,” explicou o diretor Marcelo. “Ele conta com assessorias e consultorias técnicas para os processos de produção, gestão e comercialização e é de fundamental importância no processo de geração de trabalho e renda na cidade, acentuando assim o caráter de sustentabilidade que o projeto propõe, onde a inclusão do cidadão trabalhador é agente central do projeto.”
Para a sub-secretária de Meio Ambiente de Taboão, Ruth Ferreira Ramos, a visita foi uma experiência incrível. “Atualmente, muitos móveis descartados vão parar direto nos aterros. Esperamos estabelecer uma parceria para implantar em Taboão um trabalho parecido com o de vocês aqui,” afirmou.
“O prefeito tem um sonho de vida de fazer lá em Taboão o que vocês fazem aqui, dar uma finalidade mais sustentável ao tanto de móveis que recolhemos. Estamos aqui para concretizar esse sonho. Diadema é referência, nossas cidades têm muito em comum e temos muito a aprender aqui,” completou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente de Taboão, Nílcio Regueira Dias.
Para o secretário municipal de Diadema, a visita trará frutos muito positivos. “Foi um prazer enorme receber a comitiva de Taboão e podem contar o município de Diadema,” afirmou Paulo Barbosa. “Estamos à inteira disposição para cooperar com os municípios da região metropolitana, que possuem uma população que muito se beneficiaria de uma geração de renda local, tal como ocorre aqui. Em nome dessas pessoas, nós, como agentes públicos, temos o papel fundamental de fomentar e trocar experiências.”