Diário do Taboão NotíciasDiário do Taboão Notícias
  • Home
  • Notícias
  • São Paulo
  • Economia
  • Política
  • Sobre Nós
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Diário do Taboão NotíciasDiário do Taboão Notícias
  • Home
  • Notícias
  • São Paulo
  • Economia
  • Política
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Notícias
  • São Paulo
  • Economia
  • Política
  • Sobre Nós
Siga
Diário do Taboão Notícias > Blog > Economia > Percepção da economia melhora entre os mais pobres, indica Quaest

Percepção da economia melhora entre os mais pobres, indica Quaest

Diego Velázquez By Diego Velázquez 18 de julho de 2024 4 Min de leitura
Compartilhar

A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (9) revela uma melhora significativa na percepção dos eleitores que ganham até 2 salários mínimos sobre a economia brasileira nos últimos 12 meses. Em julho, 37% dos entrevistados nessa faixa de renda consideraram que a situação econômica melhorou, em comparação com 33% em maio. Ao mesmo tempo, a parcela dos que veem uma piora diminuiu de 28% para 24%, dentro da margem de erro de 4 pontos percentuais.

Entre os que ganham até 2 salários mínimos, fatia dos que veem situação melhor foi de 33% para 37% e a dos que veem piora, de 28% para 24%. Diferença entre as percepções positiva e negativa é a maior desde outubro. No conjunto da população, avaliação permanece estável.

Nos últimos 12 meses, a economia do Brasil…?

| Renda familiar
Entre os que ganham 2 salários mínimos e os que ganham mais que 5, a margem de erro é de 4 pontos percentuais. Entre os que ganham entre 2 e 5 salários mínimos, a margem de erro é 3 pontos percentuais

Essa variação resultou em uma diferença de 13 pontos entre os que veem melhora e os que veem piora na economia, a maior desde outubro de 2023. Em fevereiro de 2024, esses grupos estavam tecnicamente empatados nessa faixa de renda.

Nas outras faixas de renda analisadas (de 2 a 5 salários mínimos e mais de 5 salários mínimos), a percepção de que a economia piorou nos últimos 12 meses permanece predominante.

No conjunto da população, a avaliação se manteve estável:

– 36% acham que a economia piorou nos últimos 12 meses (era 38% em maio);
– 28% acreditam que melhorou (era 27%);
– 32% afirmam que ficou do mesmo jeito (era 32%);
– 4% não sabem ou não responderam (era 3%).

A pesquisa também abordou outras preocupações econômicas dos brasileiros:

– 63% dos eleitores consideram que o poder de compra dos brasileiros diminuiu comparado ao ano anterior (era 67%);
– 61% perceberam um aumento no valor das contas de água e luz no último mês (era 62%);
– 44% notaram uma elevação nos preços dos combustíveis nos postos de gasolina recentemente (era 48%);
– 70% sentiram que o preço dos alimentos nos mercados subiu no último mês (era 73%).

A pesquisa, conduzida pela Genial Investimentos, ouviu 2 mil pessoas com 16 anos ou mais em 120 municípios entre os dias 5 e 8 de julho, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Expectativas futuras em relação à economia também foram avaliadas:

– 52% dos entrevistados acreditam que a economia brasileira vai melhorar nos próximos 12 meses (eram 48% em maio);
– 27% acreditam que vai piorar (eram 30%);
– 18% acham que vai ficar do mesmo jeito (era 19%);
– 4% não souberam ou não responderam (eram 3%).

A pesquisa também questionou os eleitores sobre suas opiniões em relação às críticas de Lula à política de juros do Banco Central, bem como a condução de Roberto Campos Neto e o impacto das declarações de Lula sobre o dólar.

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Copie link Print
Artigo anterior Concursos públicos e processos seletivos oferecem remunerações de mais de R$ 2,3 mil no Oeste Paulista; veja vagas
Próximo artigo Eleições em Taboão da Serra (SP): Veja como foi a votação no 2º turno
Lucas Peralles
Clínica de nutrição esportiva em SP: Os benefícios do acompanhamento profissional
Notícias
Estatuto da GCM em Taboão da Serra: modernização da segurança municipal e impactos na gestão pública
Política
Taboão da Serra no IPS Brasil 2026: avanço na qualidade de vida e os desafios do desenvolvimento urbano sustentável
São Paulo
Taboão da Serra cria mais de 1,3 mil empregos e reforça dinamismo econômico na Grande São Paulo
Economia
Cresce a busca por notícias locais em Taboão da Serra e reforça importância dos portais regionais no ambiente digital
Notícias
Gustavo Khattar de Godoy
Nódulo pulmonar incidental: O achado casual que pode salvar vidas 
Notícias
Guilherme Silva Ribeiro Campos
Empreendedorismo regional em foco: Guilherme Silva Ribeiro Campos e a mentalidade que constrói negócios fora dos grandes centros
Notícias
Yuri Silva Portela
Polifarmácia em idosos: Riscos e como a geriatria pode ajudar 
Notícias

Você também pode gostar

Fortalezenses Divididos: Percepção Econômica Revela Cenário de Estabilidade

Economia

O que é meu endereço IP? Entenda sua Importância e Funcionalidade

Economia

Economia de Taboão da Serra se apoia no comércio, serviços e integração metropolitana em 2026

Economia

Taboão da Serra aposta em anistia fiscal para reaquecer economia e aumentar arrecadação

Economia

Sobre

Diário do Taboão: Seu portal de notícias confiáveis e atualizadas sobre Taboão da Serra e região! Apresentamos uma cobertura completa dos principais acontecimentos locais, incluindo política e economia. Mantenha-se informado e conectado com tudo o que acontece na sua cidade com o Diário do Taboão.

Populares

Vereadores de Taboão da Serra Aprovaram Projetos de Lei e Impulsionam Transformações Locais
Política
Câmara de Taboão da Serra Aprova Projetos de Regularização Financeira e Urbana e Impacta Gestão Municipal
Política
Radares na Avenida Taboão: Como a Fiscalização Pode Transformar a Segurança Viária
São Paulo
Crescimento Empresarial em Taboão da Serra: Mais de Mil Novas Empresas Instaladas
Economia
Victor Maciel
Reforma tributária: Por que a mudança exige revisão da estratégia empresarial
Notícias

Entre em contato

Tem alguma dúvida, sugestão ou gostaria de compartilhar uma notícia? Estamos aqui para ajudar! Envie um e-mail para:

[email protected]

Sua opinião é valiosa para nós e estamos prontos para ouvir você.

Siga
2026 Diário do Taboão – [email protected] - tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Contato
  • Quem Faz
  • Sobre Nós
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?