Você já ouviu falar sobre o FIDC padronizado? Trata-se de um tipo de fundo de investimento em direitos creditórios. O sócio da Just.Tec Lawtech, Daniel Brito Loyola, comenta que essa pode ser uma boa alternativa para quem busca diversificar sua carteira de investimentos. Se interessou? Então continue a leitura deste artigo para saber mais!
FIDC
Inicialmente, cabe explicar o que é um FIDC. Essa é uma sigla para Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios — um tipo de investimento em renda fixa —, e refere-se a um condomínio de investidores que aplicam seu capital em títulos de créditos tomados por contas a receber de empresas. Dentro desse fundo, existem dois tipos: o FIDC padronizado e o não padronizado.
Direitos creditórios
Para quem está confuso sobre o que são direitos creditórios, saiba que recebe esse nome, todos os direitos que uma empresa tem a receber por meio de aluguéis, parcelas de cartão de crédito, cheques etc. Sendo assim, a organização transforma a dívida do cliente em um título negociável e o vende para um terceiro. O empresário Daniel Brito Loyola, comenta que quando o pagamento da dívida for realizado, quem irá recebê-lo será o investidor.
Características do FIDC
O Fundo de Investimentos em direitos creditórios possui algumas características, como por exemplo, de ser aberto ou fechado. Caso seja aberto, os cotistas (nome dado aos investidores) poderão resgatar suas cotas a qualquer momento — desde que respeitem o que está no regulamento. Por outro lado, quando for fechado, só poderá ser realizado o resgate ao término do prazo de duração do fundo. Outra característica também, é sobre ele ser um FIDC padronizado ou não padronizado.
FIDC padronizado
O FIDC padronizado é a aplicação do capital apenas em direitos creditórios que não tenham um risco elevado ou incerto. O sócio-fundador da Just.Tec Lawtech, Daniel Brito Loyola, comenta que, exemplos disso são: duplicatas, cheques, contratos de empréstimos, notas promissórias, cédula de crédito imobiliário, recebíveis comerciais e financeiros, entre outros.
Para quem busca diversificar a carteira, o FIDC padronizado é uma boa opção. Além disso, por ser um investimento em direitos creditórios — ou seja, em dívidas — ele possui uma ótima rentabilidade. No geral, ele pode oferecer rentabilidade de 100% a 130% do CDI, o que, comparado a outras opções de renda fixa, é superior.
Por fim, além da vantagem do FIDC padronizado possuir um risco menor, o proprietário da Just.Tec Lawtech, Daniel Brito Loyola, pontua que ele possui um investimento mais acessível. Sendo assim, para você que quer diversificar sua carteira com maior segurança, não deixe de considerar essa opção.