E se disséssemos que em breve virá uma espécie de substituto da moeda de R$1,00, você acreditaria? Conforme explica Vicente Conte Neto, que é especialista em mercado financeiro, esse produto já tem nome, e está sendo testado pelo Banco Central (BC). Estamos falando de nada menos do que o famoso real digital. Mas você sabe o que é isso?
Neste artigo, você descobrirá os principais conceitos desse método de pagamento que em breve fará parte da realidade de todos os brasileiros. Logo, se você se interessa pelo assunto do mercado financeiro, e quer estar por dentro do mais novo método de pagamento, vale a pena ler o texto até o final, e descobrir se essa ideia que está sendo cogitada realmente vale a pena.
Afinal, o que é real digital
Conforme explica o empresário Vicente Conte Neto, o real digital é um método de pagamento idêntico ao real físico, que em breve fará parte do bolso dos brasileiros, ou melhor, das carteiras digitais. Isso porque, esse dinheiro digital não existirá no âmbito físico, ou seja, só poderá ser transmitido para pessoas que possuem contas digitais. Mas isso te lembra algo?
Como ela funcionará
Você provavelmente deve estar pensando no nosso famoso PIX, certo? Contudo, diferente do PIX, o real digital funcionará de modo diferente, tendo em vista que o PIX alcança métodos de pagamento para diversos espaços, e o real digital, por ser um método de pagamento brasileiro, atuará, primordialmente, como pagamento aqui no país.
E será através das carteiras digitais fornecidas pelas instituições financeiras que esse real poderá ser transmitido de pessoa para pessoa. Inclusive, conforme pontua o empresário que também é especialista no mercado financeiro, Vicente Conte Neto, essa técnica permitirá que muitas pessoas fiquem por dentro dos métodos mais avançados de pagamento, não é verdade?
Objetivo do real digital
E para sermos sinceros, esse tópico realmente foi um dos pontos cruciais na tomada de decisão para criar esse real, já que após observar que diversos outros países já possuíam a sua moeda própria digital, mas que a nossa nação ainda utiliza moeda física, especialistas no assunto decidiram investir fortemente na ideia, e passaram a optar por um método mais coletivo e de fácil acesso.
Qual o seu ‘real’ propósito
De toda forma, conforme explica o empresário e especialista em mercado financeiro, Vicente Conte Neto, o seu verdadeiro propósito tem relação com a praticidade da movimentação do dinheiro, pois se todas as pessoas utilizarem esse método de pagamento, ficará muito mais fácil fazer transações e evitar usar o modelo mais antigo.
Mas e você, o que acha desse estilo de moeda?