32 C
Taboão da Serra
segunda-feira, setembro 20, 2021
Início Brasil PMs salvam recém-nascidos engasgados em SP: ‘Misto de alegria com alívio’

PMs salvam recém-nascidos engasgados em SP: ‘Misto de alegria com alívio’

Nos últimos dias, integrantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo protagonizaram duas atuações diferentes, que foram muito além do “puro e simples” combate ao crime. No sábado, 10, policiais do 2° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) salvaram a vida de uma criança recém-nascida, que estava se engasgando com o próprio vômito. Os agentes trafegavam pela rua Professor Antônio de Castro Lopes, na zona leste da capital, quando foram abordados por uma mulher. Ela informou que a filha, com apenas 14 dias de vida, estava desfalecida. O soldado Hiroshi, que conduzia a viatura, explicou que a equipe da PM estava em patrulhamento quando viu um carro atrás com o farol alto, buzinando e pedindo ajuda. “Imediatamente desembarcamos, e o meu parceiro (soldado De Melo) realizou a manobra de Heimlich”, explicou.

O procedimento consiste em utilizar as mãos para fazer pressão sob o diafragma, provocando uma tosse até a desobstrução das vias aéreas. A recém-nascida havia se engasgado com o próprio vômito e o que a salvou foi a técnica ensinada ainda nos cursos de formação da instituição. “Eu tenho dois filhos e me coloco no lugar desses pais. É um sentimento maravilhoso, um misto de alegria com alívio”, explicou o soldado Hiroshi. Em seguida, mãe e filha foram conduzidas à Unidade de Pronto Atendimento Ermelino Matarazzo, onde a bebê recebeu atendimento especializado.

Curiosamente, no entanto, esta não foi a única ocorrência deste tipo a movimentar policiais neste fim de semana. Na última sexta-feira, 09, uma equipe do 44º BPM/M já havia salvado a vida de um menino de apenas um mês, que estava engasgado com leite. A ação aconteceu no bairro Jurema, na cidade de Guarulhos. O sargento Walter , o cabo Rivaldo e o soldado Lacerda utilizaram a mesma técnica, manobra de Heimlich, para salvar o bebê.

- Advertisment -

Mais notícias

Oito cidades da Grande SP adiam aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 após impasse sobre marca da vacina

Motivo é a divergência entre os governos federal e estadual sobre qual imunizante deve ser aplicado como terceira...

Oito cidades da Grande SP mantêm vacinação contra Covid-19 no feriado da Independência

Barueri, Embu das Artes, Francisco Morato, Guararema, Itaquaquecetuba, Santana de Parnaíba, Santo André e São Caetano do Sul...

Vias da cidade de SP e rodovias registram congestionamento na véspera do feriado de 7 de Setembro

A Artesp prevê cerca de 5,1 milhões de veículos nas principais estradas que passam pela capital paulista. Trânsito...

Princesa das tintas, conheça a Syrah

A uva Syrah é tida como uma das castas mais antigas que existem. Marco Antonio Carbonari explica que,...