27.9 C
Taboão da Serra
sábado, outubro 23, 2021
Início Brasil Empresários pressionam contra fim de isenções em reforma administrativa de SP

Empresários pressionam contra fim de isenções em reforma administrativa de SP

Sob forte oposição política e econômica, a base governista da Assembleia Legislativa de São Paulo não consegue votar a reforma administrativa. O projeto do governador João Doria prevê a extinção de empresas e autarquias, cortes em isenções de impostos, concessão de parques à iniciativa privada, redução de 5 mil cargos e plano de demissão voluntária. O Estado justifica a alteração como urgente diante do déficit de R$ 10 bilhões previsto para 2021, reflexo da pandemia. Os setores econômicos criticam duramente a proposta. A assessora jurídica da FecomercioSP, Janaína Lourenço, garante aumento no ICMS em razão da alíquota padrão de 18%.

“A Federação vem fazendo gestões não aprovação desse projeto que visa aumentar a carga tributária em um momento inoportuno, uma vez que todo o setor produtivo e toda a sociedade tenta se restabelecer após a crise gerada pela pandemia da Covid-19“, disse. O assessor do Fórum Paulista do Agronegócio, Ricardo Saboya, ressalta o impacto nos produtos com alíquota inferior a 18% — como o etanol, hoje em 12%. “Se aprovado, isso tratá um impacto muito grande para a cadeira do agronegócio que tem muitos produtos com alíquotas menores, que não são benefícios fiscais. Por exemplo insumos e diesel, se forem onerados o preço do arroz, do feijão e da carne vão influir no orçamento das famílias paulistas.”

Em um momento de eleições municipais, o desgaste político reflete na base governista tucana. Já a oposição está unida do PSL ao PT, PSOL, Novo e outras sete partidos. Outro ponto polêmico é o que previa o corte do superávit financeiro de fundações como a Fapesp e universidades (USP, Unicamp e Unesp) que protestaram e conseguiram mudar o texto original.

*Com informações do repórter Marcelo Mattos

- Advertisment -

Mais notícias

Oito cidades da Grande SP adiam aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 após impasse sobre marca da vacina

Motivo é a divergência entre os governos federal e estadual sobre qual imunizante deve ser aplicado como terceira...

Oito cidades da Grande SP mantêm vacinação contra Covid-19 no feriado da Independência

Barueri, Embu das Artes, Francisco Morato, Guararema, Itaquaquecetuba, Santana de Parnaíba, Santo André e São Caetano do Sul...

Vias da cidade de SP e rodovias registram congestionamento na véspera do feriado de 7 de Setembro

A Artesp prevê cerca de 5,1 milhões de veículos nas principais estradas que passam pela capital paulista. Trânsito...

Princesa das tintas, conheça a Syrah

A uva Syrah é tida como uma das castas mais antigas que existem. Marco Antonio Carbonari explica que,...