Diário do Taboão NotíciasDiário do Taboão Notícias
  • Home
  • Notícias
  • São Paulo
  • Economia
  • Política
  • Sobre Nós
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Diário do Taboão NotíciasDiário do Taboão Notícias
  • Home
  • Notícias
  • São Paulo
  • Economia
  • Política
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Notícias
  • São Paulo
  • Economia
  • Política
  • Sobre Nós
Siga
Diário do Taboão Notícias > Blog > São Paulo > Educação de SP cria Olimpíada Estadual de Redação e vai premiar estudantes ‘escritores’

Educação de SP cria Olimpíada Estadual de Redação e vai premiar estudantes ‘escritores’

Rodion Zaitsev By Rodion Zaitsev 11 de junho de 2024 5 Min Read
Share

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) visualiza a quantidade de redações produzidas pelos estudantes da rede e corrigidas pelos seus professores por meio da ferramenta Redação Paulista. Até a última semana de maio, mais de 4,6 milhões de textos já foram produzidos pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e corrigidos pelos docentes. Agora, a Seduc-SP organiza, para o segundo semestre, a primeira Olimpíada Estadual de Redação e a ferramenta Redação Paulista deverá auxiliar a classificação dos “jovens escritores”, que serão premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze.

O número de redações produzidas neste ano já é 41,7% superior aos textos produzidos e corrigidos em todo o segundo semestre do ano passado.

A Olimpíada de Redação tem como objetivo fomentar a escrita dos estudantes e desenvolver as competências e habilidades relacionadas à produção textual e o aprendizado na disciplina de Língua Portuguesa.

“Com a Olimpíada, a secretaria amplia o leque de iniciativas para incentivar a leitura e a escrita dos alunos”, afirma o secretário da Educação, Renato Feder. “Depois do sucesso da Omasp [Olimpíada de Matemática] iniciada neste primeiro semestre, estamos confiantes que essa iniciativa também vai gerar um movimento importante nas escolas e que será aprovada pelos estudantes e toda comunidade escolar”, completou.

Ferramenta de redação e inteligência artificial
A Secretaria da Educação implantou, no ano passado, a ferramenta Redação Paulista para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Desde o fim do ano letivo de 2023, os professores da rede contam com o apoio de uma assistente de correção virtual para auxiliar professores na revisão dos textos da plataforma Redação Paulista, mais um recurso da pasta para aprimorar as habilidades de leitura e escrita dos alunos matriculados nessas duas fases da educação básica.

Assim que sobem seus textos na ferramenta, os alunos contam com o auxílio de um corretor ortográfico e gramatical. Para fazer as mudanças necessárias no texto, eles precisam reescrever, eliminar as falhas e enviar a redação ao professor. Quando o docente recebe o texto, a plataforma aponta automaticamente se foram seguidos os critérios avaliativos obrigatórios, como coerência, argumentação e adesão ao tema. Cada um desses tópicos deve ser validado pelo professor, a quem cabe a palavra final sobre a redação, inclusive a nota.

Na Olimpíada, o processo será semelhante. Inicialmente, os estudantes serão incentivados a criar redações na ferramenta, e a primeira etapa de correção será feita com o apoio da inteligência artificial e confirmação do professor de sala de aula.

Em cada unidade de ensino, 10% dos melhores estudantes serão classificados para a etapa seguinte. Essas redações serão avaliadas por uma banca formada pela Seduc-SP com professores de Língua Portuguesa e Redação. Necessariamente, esses professores deverão ser formados em Letras.

Na etapa seguinte, 5% dos alunos de todas as cidades paulistas com escolas estaduais serão classificados. Por fim, serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze os 5% melhores estudantes de toda a rede.

Mais Língua Portuguesa e Matemática
A implantação da assistente virtual é mais uma das iniciativas da Secretaria da Educação para assegurar que estudantes tenham o aprendizado esperado e estejam preparados, por exemplo, para o vestibular. Para este ano letivo, a Educação aumentou em 60% o tempo destinado à aprendizagem de Língua Portuguesa e em 70% à de Matemática no Ensino Médio.

Além das aulas de Língua Portuguesa, os estudantes têm acesso à disciplina de Redação e Leitura no Ensino Médio. Em Matemática, o incremento acontece com aulas de Educação Financeira para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio.

Além da Olimpíada de Redação, a secretaria implantou neste ano a primeira Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (Omasp). Os resultados dessa competição já foram divulgados. Entre este mês de junho e o mês de julho, todas as regiões do estado premiarão 127 mil estudantes com medalhas de ouro, prata e bronze.

 

Share This Article
Facebook Twitter Copy Link Print
Previous Article TABOÃO DA SERRA ADERE À PLATAFORMA SEI CIDADES
Next Article Prefeitura de Taboão da Serra realizou campanha de segurança viária Maio Amarelo
Leave a comment Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ricardo Chimirri Candia
Projetos de engenharia sob uma ótica de gestão: como otimizar custos, tempo e qualidade?
Notícias
Antônio Fernando Ribeiro Pereira
Descubra como ter uma trajetória pessoal e profissional inspiradora
Notícias
Daniel Loyola
A figura do advogado empreendedor: como a inovação está transformando o mercado jurídico
Notícias
São Paulo Lidera Transição Energética com Substituição do Diesel no Setor Agropecuário
Economia
Seis Escolas de Taboão da Serra Receberão Ar-Condicionado para Melhorar a Qualidade do Ensino
São Paulo
Nova Praça Nicola Vivilechio: Modernização e Atrações para Todos em Taboão da Serra
Notícias
Taboão da Serra Implementa Armazém Solidário para Combater a Insegurança Alimentar
Política
Paulo Twiaschor
Construção civil: saiba como o BIM se tornou indispensável no mercado atual!  
Notícias

Você também pode gostar

Em audiência pública, Prefeitura de Taboão da Serra presta conta dos gastos e investimentos em saúde

São Paulo
Marcelo Salgueiro Bruno

Investindo além das ações: diversificando sua carteira com ativos alternativos

São Paulo

Os números impressionantes que shows e festivais movimentam no turismo em SP

São Paulo

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe para grupo prioritário

São Paulo

Sobre

Diário do Taboão: Seu portal de notícias confiáveis e atualizadas sobre Taboão da Serra e região! Apresentamos uma cobertura completa dos principais acontecimentos locais, incluindo política e economia. Mantenha-se informado e conectado com tudo o que acontece na sua cidade com o Diário do Taboão.

Populares

Paulo Cabral Bastos
O que levar na bagagem de mão? Confira quais são os itens essenciais para qualquer viagem
Notícias
Iniciativa do Nube e CPTM Ajuda Jovens a Entrar no Mercado de Trabalho
São Paulo
Shopping Taboão Revoluciona o Mercado com Novo Programa de Benefícios e Recompensas Exclusivas
Notícias
Antuan Neder
Dieta Mediterrânea: Qual o segredo para uma vida longa?
Notícias
Taboão da Serra e Outras Cidades: As Mais Caras para Almoçar em São Paulo em 2025
Economia

Entre em contato

Tem alguma dúvida, sugestão ou gostaria de compartilhar uma notícia? Estamos aqui para ajudar! Envie um e-mail para:

[email protected]

Sua opinião é valiosa para nós e estamos prontos para ouvir você.

Siga
2024 Diário do Taboão – [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?