Para o Dr. Orcione Guimarães Júnior, há diversas doenças que costumam acometem apenas mulheres. Entre elas, podemos citar alguns dos tipos de câncer. O câncer de útero, por exemplo, é uma das causas que mais matam o gênero feminino no Brasil. Por esse motivo, é importante conhecer mais sobre essas doenças, a fim de prevenir caso surjam alguns dos sintomas. Quer saber quais são os tipos de câncer mais comuns em mulheres? Leia este artigo até o fim.
Mas afinal, o que é câncer?
O câncer é uma das doenças mais conhecidas e que mais se falam em todo o planeta. Entretanto, quando falamos sobre o que de fato pode causar esta doença, muitas pessoas não sabem ao certo o que é. A fim de esclarecer de uma vez por todas as dúvidas acerca do que é essa doença, veja a seguir:
Segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, Mestre em Saúde, o câncer é uma doença que acontece quando as células do corpo humano começam a crescer de forma anormal e descontrolada, resultando em tumores, que podem ser malignos. Aqui o Dr adverte: tumores benignos não são considerados câncer. Voltando ao o que é essa terrível doença, essas células mutantes começam a invadir os tecidos que ora eram saudáveis, fazendo com que eles comecem a passar pelo processo de metástase.
Ainda como reitera o Orcione Guimarães Júnior, o câncer pode afetar vários órgãos e sistemas do corpo, incluindo o sangue, os ossos, o sistema linfático e o sistema nervoso. É uma doença potencialmente grave e pode ser fatal se não for tratada.
Veja agora quais são os tipos de câncer mais comuns entre as mulheres
Como mencionado acima, o câncer pode ocorrer em diversas partes do corpo humano. Portanto, como é de conhecimento geral, a anatomia feminina é diferente da masculina, ou seja, mulheres possuem órgãos que homens não possuem, como o sistema reprodutor, portanto, há tipos de câncer que só acontecem no corpo feminino. Abaixo, veja quais são:
- Câncer de mama: Segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável por cerca de 25% de todos os casos da doença no gênero feminino. Portanto, estar em dia com a mamografia é mais do que importante, é imprescindível para a saúde e bem estar feminino.
- Câncer de colo do útero: Diferente dos outros tipos de câncer, esse aqui é causado pelo vírus do papiloma humano (HPV) e é a segunda causa mais comum de câncer em mulheres. Como o câncer de mama, também há um tipo de exame que consegue detectar e tratar essa doença, o papanicolau. Não deixe de agendar o seu!
- Câncer de ovário: Para o Dr. Orcione Guimarães Júnior, esse é um tipo de câncer silencioso, que pode se desenvolver sem sintomas aparentes. Portanto, mais uma vez, não deixe de estar em dia com os seus exames ginecológicos. Quando mais cedo detectado, mais fácil será o tratamento.
- Câncer de vulva: é o tipo de câncer que afeta a vulva, que é a parte externa do sistema reprodutivo feminino. Este aqui não é tão comum, entretanto, é interessante saber mais sobre os sintomas para caso tenha algum deles, procurar um médico de sua confiança.
Ainda como comenta Orcione Ferreira Guimarães Júnior, o risco de desenvolver um desses tipos de câncer depende de fatores como alimentação, idade, histórico médico e entre outras coisas. O ideal é manter os exames em dia, caso aconteça, o diagnóstico será mais fácil e a luta contra a doença mais fácil.