Você deve saber que a advocacia é uma das áreas de atuação do Direito, mas ela não é a única, existem muitas áreas em que um bacharel pode atuar, segundo Alan Belaciano. Conhecer a diferença entre Direito e Advocacia é importante para saber em quais áreas atuar e escolher a que mais se adequa ao seu perfil e as suas necessidades. Você quer saber mais sobre isso? Continue a leitura a seguir.
O Direito é o conjunto de regras, leis e normas que regulam a vida em sociedade. Sendo assim, o direito é o composto que sustenta todas as relações da sociedade e evita que a vida vire uma barbárie. Algumas leis seguram todo o ordenamento jurídico, sendo a principal delas a Constituição Federal que organiza os direitos essenciais e mais relevantes para a coletividade.
O Dr. Alan Belaciano comenta que é na faculdade de Direito que estudamos todo esse aparato de normas. Além de aprendermos também sobre Filosofia, História e Sociologia, ciências basilares do pensamento jurídico, político e social e que ajudam os profissionais a terem uma visão ética, crítica e reflexiva sobre as leis.
O que é a advocacia?
A advocacia, por sua vez, é uma das áreas de atuação do profissional formado em Direito. Segundo o advogado Alan Belaciano, se trata de uma área técnica que defende os interesses privados e públicos de pessoas físicas e jurídicas que precisam de uma representação legal. No Brasil, ela é exercida pelos inscritos na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), órgão que também regula e fiscaliza a atuação dos advogados.
A profissão de advogado tem origem na Grécia Antiga. Na época, eram chamados de logógrafos responsáveis por preparar os discursos que seriam proferidos nos tribunais gregos. No entanto, diferente do que acontece hoje, os logógrafos eram pessoas comuns que tinham que apresentar suas próprias argumentações. Por isso, só muito tempo depois foi criada a profissão de Advogado como um representante legal.
Quais áreas de atuação?
Os advogados podem atuar em muitas áreas dentro da advocacia, tanto na esfera privada, quanto na pública. O advogado defende sempre o interesse de seus clientes, sendo um guardião da legislação. De acordo com o Dr. Alan Belaciano, os profissionais podem atuar desde de Magistratura até as áreas mais recentes, como Direito Digital. O salário de advogado pode variar de 3 mil a 10 mil reais, dependendo da área e do tempo de atuação no ramo.
Podemos perceber que a diferença entre Direito e Advocacia é a inscrição nos quadros da OAB que é o registro que possibilita o exercício da profissão. O aprovado no Exame da Ordem pode fazer a sua inscrição como um dos tipos de advogados, podendo então exercer livremente a sua profissão.
Legal, você não acha?