O bom funcionamento de uma empresa depende muito de uma boa comunicação. Por isso, o empresário Márcio Alaor de Araujo veio compartilhar algumas sugestões sobre como implementar uma comunicação clara e eficiente na sua empresa. Em pouco tempo perceberá a melhoria na qualidade das relações e na otimização das tarefas entre as equipes. Confira como fazer isso:
Desenvolva uma política de feedbacks
Essa tarefa é muito importante para o desenvolvimento de bons profissionais e para que eles realizem suas tarefas sempre de maneira correta. Feedbacks precisam ser apresentados periodicamente para que o trabalho seja sempre otimizado, pois é uma ferramenta que auxilia no aumento da performance de toda a equipe.
Centralizar a comunicação
Centralizar a comunicação significa que todos os setores, equipes e funcionários precisam estar a par das decisões da empresa, datas e acontecimentos importantes. Márcio Alaor de Araujo explica que para isso, a empresa precisa investir em ferramentas de comunicação que irão transmitir os recados importantes periodicamente. Uma newsletter seria uma opção moderna e prática.
Mapeamento de processos
Muitos erros que acontecem durante os processos de produção são causados por erros de comunicação. Ao mapear detalhadamente cada processo que sua empresa possui, fica mais fácil identificar as possíveis falhas e dificuldades e assim, repassar aos responsáveis para que comuniquem e orientem suas equipes. A comunicação correta pode evitar muitos erros.
Boa administração de conflitos
Entre equipes é muito comum que haja conflitos entre as pessoas, comenta Márcio Alaor de Araujo. Uma boa comunicação é a chave para resolver esses conflitos da maneira mais adequada possível. Essa tarefa é ainda mais importante tratando-se do líder. No entanto, a comunicação clara pode ser a responsável por evitar esse tipo de conflito.
Clima organizacional
A promoção de diálogo entre as pessoas dentro de uma empresa é uma excelente opção para melhorar o clima interno, aponta Márcio Alaor de Araujo. Proporcione momentos de descontração que possibilitem que as pessoas se comuniquem entre si e criem laços. Essas boas relações vão refletir no ambiente de trabalho. Esperamos que essas dicas possam contribuir com a melhora na comunicação da sua empresa.