14.5 C
Taboão da Serra
terça-feira, setembro 21, 2021
Início Brasil Indicado para ministro do TCU, Jorge Oliveira vai ser sabatinado dia 20...

Indicado para ministro do TCU, Jorge Oliveira vai ser sabatinado dia 20 de outubro

O Senado recebeu oficialmente a indicação do ministro da Secretária-geral da Presidência, Jorge Oliveira, para o TCU. Considerado um nome de confiança do presidente Jair Bolsonaro, Oliveira chegou a ser cotado para o STF. Jorge Oliveira vai ser sabatinado no dia 20 de outubro pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Logo depois, o nome vai a votação pelo colegiado. No dia seguinte, vai ser submetido ao plenário — necessitando do apoio de 41 dos 81 senadores.

O relator da indicação é o senador Omar Aziz. Caso seja aprovado, Jorge Oliveira toma posse no TCU no dia 31 de dezembro substituindo o ministro José Múcio Monteiro Filho, que vai se aposentar. O nome de Oliveira vai ser analisado pelos senadores na mesma semana que o desembargador Kassio Nunes Marques, indicado ao STF. As sessões vão ser presenciais, como lembrou o senador Marcos Rogério. “Algumas das votações previstas dependem de maioria absoluta, razão pela qual será importante contar com a presença de todos os senadores que possam vir a Brasília para os dias previstos para o esforço concentrado. É o caso do STF e do TCU.”

Os senadores vão reservar a semana entre os dias 19 e 21 de outubro só para sabatinar e votar indicações de autoridades. Para isso, além do plenário, quatro comissões temáticas vão ter que ser reabertas para interrogar os nomeados — não só para o STF e TCU, mas também para agências reguladoras. Depois, os trabalhos voltam a acontecer de forma remota.

*Com informações do repórter Levy Guimarães

- Advertisment -

Mais notícias

Oito cidades da Grande SP adiam aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 após impasse sobre marca da vacina

Motivo é a divergência entre os governos federal e estadual sobre qual imunizante deve ser aplicado como terceira...

Oito cidades da Grande SP mantêm vacinação contra Covid-19 no feriado da Independência

Barueri, Embu das Artes, Francisco Morato, Guararema, Itaquaquecetuba, Santana de Parnaíba, Santo André e São Caetano do Sul...

Vias da cidade de SP e rodovias registram congestionamento na véspera do feriado de 7 de Setembro

A Artesp prevê cerca de 5,1 milhões de veículos nas principais estradas que passam pela capital paulista. Trânsito...

Princesa das tintas, conheça a Syrah

A uva Syrah é tida como uma das castas mais antigas que existem. Marco Antonio Carbonari explica que,...