24.3 C
Taboão da Serra
sexta-feira, março 5, 2021
Início Taboão da Serra Moradores afetados pela chuva em SP contam prejuízos causados pela enchente desta...

Moradores afetados pela chuva em SP contam prejuízos causados pela enchente desta terça-feira


Com transbordamento de córregos em várias regiões, diversas bairros da capital paulista e da Grande SP tiveram alagamentos, cobrindo carros e causando prejuízos para comerciantes e comunidades inteiras. Moradores do bairro Vila das Belezas, na Zona Sul de São Paulo, tentam limpar objetos após chuva ter invadido casas na segunda-feira (29).
Reprodução/TV Globo
A chuva que atingiu a cidade de São Paulo nesta terça-feira (29) provocou dezenas de pontos de alagamentos na cidade, transbordando córregos e causando prejuízos para moradores de várias regiões da capital e da Grande SP. No município de Embu das Artes pelo menos cinco pessoas morreram após o temporal e os bombeiros ainda procuram por desaparecidos.
Paulo Campos, de 31 anos, tem um mercadinho no bairro de Jardim Clementino, em Taboão da Serra, também na Grande São Paulo. O comércio dele foi invadido pela água que transbordou de um córrego próximo, na noite de terça-feira (29).
“Foi uma hora de chuva intensa, falei com o meu irmão pela primeira vez às 18h45 para pedir ajuda e às 19h45 o mercado já estava alagado”, contou ele.
“O prejuízo é imenso, tanto de mercadoria, de trabalho, e de esforço. O prejuízo é muito alto, trabalho de muitos meses, lutando com isso. Não consigo ter dimensão. A água chegou no estoque, na cozinha, no freezer, enchi duas caçambas de lixo só com produtos que estragaram”, completou.
Chuva forte provoca alagamentos e transborda córregos na cidade de São Paulo
Clube do São Paulo alaga e fica cheio de lama após temporal
Mercado na Rua Nicolau Gentile, no bairro de Jardim Clementino, Taboão da Serra, na Grande São Paulo, ficou inundado.
Arquivo pessoal
Mercado na Rua Nicolau Gentile, no bairro de Jardim Clementino, Taboão da Serra, na Grande São Paulo, ficou inundado.
Arquivo pessoal
“A água abaixou no mesmo dia, não represou. Mas fechei o mercado, fui para casa, não tinha condições de continuar ali. E hoje cedo voltei com funcionários, amigos, comerciantes. E os moradores aqui da rua estão todos limpando suas casas, com sofá, cama do lado de fora de casa”, disse.
Segundo o comerciante, não acontecia um alagamento como esse há pelo menos três anos, mas as chuvas seguidas nos últimos dias fez com que o córrego local transbordasse.
Mercado invadido pela enchente desta terça-feira (29) em Taboão da Serra, na Grande SP.
Acervo Pessoal
Parque Santo Antônio
No Parque Santo Antônio, Zona Sul da capital, a água também invadiu dezenas de casas e comércios.
Orlando Silva, presidente da CUFA (Central Única das Favelas) da região, relata que o córrego dos Freitas transbordou e a enchente chegou a atingir 2 metros de altura na favela do Canão.
Moradores relataram em vídeos compartilhados em aplicativos de mensagens que perderam móveis, eletrodomésticos, documentos e mantimentos da família.
Moradores retiram móveis no Complexo Parque Santo Antônio, que foi atingido pelas chuvas na última terça-feira (29).
Arquivo pessoal
Algumas casas da região são construídas com palafitas, com elevações para evitar que a água entre nos momentos de enchentes, mas muitas delas também alagaram.
Carros e motos que estavam estacionados nas ruas e garagens também ficam enlameados no bairro após terem sido cobertos pela enchente.
Vila das Belezas
Chuva causa estragos na Zona Sul de São Paulo
A Vila das Belezas, na Zona Sul da capital, foi uma das áreas mais atingidas pela chuva. Na Rua São João do Pernambuco, a maioria das casas foi invadida pela água. Portões quebraram ou ficaram retorcidos por causa da força da correnteza.
Os moradores do bairro tentaram limpar os móveis, objetos e eletrodomésticos, além de tirar a lama de dentro de casa. A Prefeitura estava na rua realizando a limpeza da via e levando os entulhos.
Na casa da professora de ioga Lilian Lima Santos, um muro lateral caiu e a família ficou ilhada dentro de casa.
“A minha mãe e minha irmã subiram na mesa, porque a hora que a água começou a entrar pela janela e pela comporta, a gente ficou com muito medo”, contou Lilian.
Nos fundos da casa da professora de ioga, há uma outra residência que foi atingida pela enchente. A família teve que subir no andar de cima do sobrado para não ficar na água.
Equipes de limpeza retiram lama das ruas no bairro Vila das Belezas, na Zona Sul de São Paulo, após chuva ter invadido casas na segunda-feira (29).
Reprodução/TV Globo
A dona de casa Maria Diva Giza recebeu parentes para tentar escapar da enchente. “Foi terrível. Minha sobrinha ligou dizendo ‘salva a gente'”, afirmou.
A região também teve movimento de muitos caminhões guinchos, para levar veículos que não ligavam mais.
Morumbi
Na rua Horácio Bandieri, no bairro do Morumbi, Zona Sul de São Paulo, um motorista ficou ilhado e se abrigou em cima de um muro.
“Eu saí do carro pela porta do passageiro e vim nadando até esse muro, a água já estava na altura do muro”, contou João, dono do veículo.
Na manhã seguinte, Amaro Bezerra da Silva, motorista do João, recuperou o carro do patrão. A lama chegou ao teto do veículo, gerando enorme prejuízo para o dono do carro.
Carro encoberto pela água durante as chuvas desta terça-feira (29) em São Paulo.
Reprodução/TV Globo
Manhã foi para contar prejuízos causados pela chuva
VÍDEOS: Tudo sobre São Paulo e região metropolitana
e

- Advertisment -

Mais notícias

Conselho Municipal de Saúde se posiciona contra a instalação de leitos Covid-19 na UBS Clementino

O Conselho Municipal de Saúde, órgão de controle social e deliberativo da política municipal de saúde, se posicionou contra a criação de leitos para...

Prefeitura adquiri ambulância após emenda impositiva do vereador Alex Bodinho

A prefeitura de Taboão da Serra adquiriu uma nova ambulância para a rede municipal de saúde. O veículo foi comprado após uma emenda impositiva...

Confederação de municípios pede urgência na aquisição de vacinas

Por Pedro Rafael Vilela, da Agência Brasil A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que representa as pequenas cidades, divulgou nota pública nesta quinta-feira (4)...

Covid-19: Prefeitos do Conisud fecham questão e vão seguir decreto do governo do Estado

Na tarde dessa quarta-feira, dia 3, os Prefeitos do Conisud se reuniram por meio de videoconferência para discutirem sobre decreto do Governo do Estado...