15.5 C
Taboão da Serra
domingo, maio 9, 2021
Início Taboão da Serra Metrô: ViaQuatro poderá desenvolver estudos e projetos para levar a Linha 4...

Metrô: ViaQuatro poderá desenvolver estudos e projetos para levar a Linha 4 até Taboão da Serra

O Governo do Estado de São Paulo e a ViaQuatro, concessionária que opera o metrô Linha 4-Amarela, assinaram um contrato com aditivos que prevê multa de mais de R$ 1 bilhão caso haja atrasos nas obras.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

De acordo com o site Metro CPTM, o novo contrato permite que a ViaQuatro possa assumir a expansão e modernização do ramal metroviário, o que poderá viabilizar a extensão da Linha 4 até Taboão da Serra.

No contrato, o Governo do Estado incluiu uma cláusula onde ele poderá exigir investimentos de forma unilateral. Em comum acordo, governo e concessionária limitaram a R$ 15 milhões o valor em que o governo pode exigir investimentos sem que a concessionária possa negá-los. Acima disso, será preciso que os dois entrem em acordo, que é o cenário de uma possível expansão.

A ViaQuatro poderá desenvolver estudos e projetos, apresentar os custos estimados ao governo. Se não houver acordo, a concessionária será ressarcida.

Para o metrô chegar até Taboão da Serra, será necessário antes, concluir a estação Chácara do Jóquei e Taboão da Serra.

Após inaugurar a estação Vila Sônia prevista para dezembro de 2021, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse recentemente, que a prioridade será a estação Taboão. “Nosso objetivo é entregar a Estação Vila Sônia da Linha 4-Amarela este ano. Após concluirmos, o desafio de Taboão será a prioridade”, respondeu o secretário ao ser questionado por um seguidor de uma rede social.

Promessa antiga

As primeiras notícias sobre a estação Taboão da Serra vieram à tona em 2010, quando era previsto que o ramal chegaria à cidade já em 2014. No ano passado, o então candidato, e agora governador João Doria, em visita à região, chegou a prometer a obra.

A chamada fase 3 conta com 2,7 quilômetros a partir do futuro terminal Vila Sônia. A extensão até Taboão da Serra, com uma parada intermediária, foi prometida também em anúncio do governador Geraldo Alckmin em maio de 2012, a um custo de 1,2 bilhão de reais.

Em 29 de julho de 2014, um vídeo foi publicado pela ViaQuatro com os detalhes da extensão até Taboão. O novo trecho beneficiará cerca de um milhão de pessoas, a maioria de baixa renda, dando melhor acesso a novos empregos e educação.

Hoje, entre Taboão da Serra e o centro de São Paulo, uma pessoa gasta 1h35; com a extensão da linha, esse tempo cairá para 24 minutos.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O post Metrô: ViaQuatro poderá desenvolver estudos e projetos para levar a Linha 4 até Taboão da Serra apareceu primeiro em O Taboanense.

- Advertisment -

Mais notícias

Coronavírus já infectou mais de 13.900 de pessoas em Taboão da Serra

Nesta quarta-feira, dia 5, o número total de pessoas que já foram infectadas pela covid-19 em Taboão da Serra chegou a 13.916. O cenário...

Taboão da Serra tem 68% de ocupação nos leitos covid; 3 pacientes aguardam vaga em UTI

A prefeitura de Taboão da Serra atualizou nesta quarta-feira, dia 5, o boletim da UPA Akira Tada, referência no atendimento de pacientes da covid-19....

Shopping Taboão amplia horário de funcionamento para o Dia das Mães, e promove promoção de brindes em parceria com a Natura

Com o objetivo de homenagear as mães nessa data tão importante, o Shopping Taboão aposta com todas as forças em ações especiais. Primeiramente, pensando...

Taboão da Serra e região voltam a gerar empregos formais no primeiro trimestre de 2021

Matheus Herbert, Gazeta de S.Paulo Mesmo com a grave crise econômica imposta pela pandemia causada pelo Coronavírus, os municípios que compõem a região metropolitana de...