17.9 C
Taboão da Serra
terça-feira, abril 13, 2021
Início Taboão da Serra Mesmo com piscinões, Taboão da Serra e região sofrem com alagamentos

Mesmo com piscinões, Taboão da Serra e região sofrem com alagamentos

Matheus Herbert e Nely Rossany, Gazeta de S.Paulo

Todos os anos junto com o verão chegam as tempestades e, com elas, o medo de parte da população na região metropolitana de São Paulo que mora perto de rios e córregos. No mês passado, os moradores do Jardim Leme e Clementino, em Taboão da Serra, foram atingidos pelo transbordamento do córrego Pirajuçara.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Não é de hoje que a região alaga. A cidade é cortada pelos córregos Poá e Pirajuçara e tem sua história marcada por inúmeras enchentes, que só foram diminuir com a canalização dos rios e a construção de ao menos quatro importantes piscinões: Piscinão TPI-4, localizado no córrego Joaquim Cachoeira, na altura do Parque Pinheiros (CSU), Piscinão TPI-2, localizado no córrego Pirajuçara, Córrego Poá e Piscinão Cedrolândia. Esse último fica na região central da cidade e recebe boa parte do fluxo de águas dos outros piscinões, principalmente o do Pirajuçara.

Em janeiro deste ano, após o transbordamento do córrego do Jardim Leme, o secretário de manutenção de Taboão da Serra, Eduardo Nóbrega, disse que o piscinão do Jardim Silvio Sampaio, que atende a região, estava com muito lixo. “Somente nesta semana nós tiramos 500 toneladas de entulho e lixo da cidade, temos 41 pontos viciados de descarte. Precisamos ter a consciência que isso prejudica muito e ajuda a causar enchentes na nossa cidade”.

Ainda na época, Nóbrega complementou dizendo que a prefeitura não tem autorização do governo do Estado para limpar o córrego Pirajuçara.

A Prefeitura de Taboão da Serra e a de Embu das Artes informaram à Gazeta que solicitam ao Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), a limpeza dos córregos e piscinões da região. Além disso, as Administrações reforçaram que quando possível realizam um trabalho de desassoreamento dos córregos.

O serviço de desassoreamento é uma ação que retira os resíduos que se acumulam no fundo dos córregos. Esses resíduos quando acumulados, prejudicam a circulação e a vazão da água e causam os transbordamentos.

A reportagem também procurou o DAEE, que em nota disse que “reforçando o plano de ações para o período chuvoso, o DAEE está investindo R$ 37,8 milhões nos serviços de limpeza, desassoreamento e manutenção dos 24 piscinões localizados nas Bacias do Alto Tamanduateí, Pirajuçara e Ribeirão Vermelho. Na bacia Pirajuçara, o DAEE realiza os trabalhos em 3 piscinões: Nova República, em Embu das Artes; e o Parque Pinheiros e Portuguesinha, ambos em Taboão da Serra. Os serviços são realizados de forma contínua e somente em 2020 foram removidos mais de 220 mil m³ de sedimentos, sendo 9.718 m³ nos reservatórios da bacia do Pirajuçara, mantendo-os em plena capacidade para absorver as águas das chuvas”.

Ainda segundo o departamento, atualmente “está sendo realizada a limpeza do reservatório Nova República e estão programadas limpezas nos piscinões do Parque Pinheiros e Portuguesinha em Taboão da Serra”.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O post Mesmo com piscinões, Taboão da Serra e região sofrem com alagamentos apareceu primeiro em O Taboanense.

- Advertisment -

Mais notícias

Taboão: UPA Akira Tada apresenta queda no número de internações pela covid-19 e fecha segunda-feira sem óbitos

A UPA Akira Tada, unidade de referência no atendimento de pacientes da covid-19 em Taboão da Serra, vem apresentando uma queda no número de...

Prefeitura de Taboão da Serra inicia série de vídeos informativos com a prestação de contas dos 100 dias da nova administração

Renata Gomes No sábado, dia 10, completou 100 dias da nova Administração da Prefeitura de Taboão da Serra. Durante essa semana, serão divulgados vídeos informativos...

Prefeito Ayres Scorsatto e vice-prefeito José Belarmino são vacinados contra a covid-19 em Juquitiba

O prefeito de Juquitiba, Ayres Scorsatto e o vice-prefeito José Belarmino, de 67 anos, receberam na tarde desta segunda feira, dia 12, a vacina...

Secretaria de Cultura de Taboão da Serra realiza cursos de forma remota

Ana Rodrigues A Secretaria de Cultura de Taboão da Serra está realizando cursos de forma remota, nas modalidades de jazz, ballet oficina, ballet formação, danças...