17.9 C
Taboão da Serra
terça-feira, abril 13, 2021
Início Taboão da Serra Medida pioneira na Grande SP, Ney Santos constrói usina de oxigênio em...

Medida pioneira na Grande SP, Ney Santos constrói usina de oxigênio em Embu das Artes

Com informações da Gazeta de S. Paulo

A Prefeitura de Embu das Artes adotou uma medida pioneira na região metropolitana de São Paulo que tem salvado vidas durante a pandemia do novo coronavírus. Enquanto os municípios pedem ao governo estadual cilindros de oxigênio para atender os pacientes em estado grave, o prefeito Ney Santos implantou a própria usina.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

De acordo com a Prefeitura de Embu das Artes, a usina produz 12 mt³ de oxigênio por hora, o equivalente a um cilindro grande. O dobro necessário da demanda atual da UPA localizada no bairro do Jardim Santo Eduardo. Na época da inauguração, o prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (Republicanos), disse que “a medida é necessária para que não haja desabastecimento de oxigênio neste momento tão difícil, como aconteceu em Manaus”.

Ainda de acordo com a Administração, a cidade consome, apenas na UPA, cerca de 12 cilindros por dia. A usina produzirá uma média de 24 cilindros diariamente. A usina para produção de oxigênio foi montada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zilda Arns, referência para moradores com Covid-19, e começou a operar no último dia 15 de março.

O presidente da Câmara Municipal, Renato Oliveira, é autor do projeto que aprovou a construção. Após colher bons resultados com a implantação da primeira usina de oxigênio na cidade, Renato Oliveira adiantou a reportagem que o município já iniciou as instalações de mais duas. “Também teremos uma usina de oxigênio no Hospital Leito do Jardim Vazame, que atende como um centro de combate ao Covid, e no Pronto Socorro Central. Com isso, todas as nossas unidades de urgência e emergência estarão com usina de oxigênio para garantir esse atendimento”, disse o vereador.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Segundo o vereador, “desde que assumimos a gestão da Câmara Municipal o nosso principal papel foi criar mecanismos para sempre estarmos mais próximos da população. A usina de oxigênio garante o fornecimento continuo e isso salva vidas. Além disso também conseguimos gerar uma economia. Gastávamos cerca de R$ 100 mil para prestarmos esse atendimento apenas na UPA, e agora o valor reduziu para cerca de R$ 40 mil”, disse em entrevista à Gazeta de S. Paulo.

Vacinação em Embu

Quem tem 67 anos ou mais já pode agendar a vacina contra a Covid-19 em Embu das Artes. Há datas disponíveis no portal do cadastro. O agendamento deve ser realizado no sistema Embudasartesportal.sissonline.com.br. O cadastro prévio no site vacinaja.sp.gov.br também é obrigatório.

Para se vacinar, é necessário apresentar RG/CPF, cartão do SUS, carteira de vacinação e comprovante de residência em Embu das Artes.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O post Medida pioneira na Grande SP, Ney Santos constrói usina de oxigênio em Embu das Artes apareceu primeiro em O Taboanense.

- Advertisment -

Mais notícias

Taboão: UPA Akira Tada apresenta queda no número de internações pela covid-19 e fecha segunda-feira sem óbitos

A UPA Akira Tada, unidade de referência no atendimento de pacientes da covid-19 em Taboão da Serra, vem apresentando uma queda no número de...

Prefeitura de Taboão da Serra inicia série de vídeos informativos com a prestação de contas dos 100 dias da nova administração

Renata Gomes No sábado, dia 10, completou 100 dias da nova Administração da Prefeitura de Taboão da Serra. Durante essa semana, serão divulgados vídeos informativos...

Prefeito Ayres Scorsatto e vice-prefeito José Belarmino são vacinados contra a covid-19 em Juquitiba

O prefeito de Juquitiba, Ayres Scorsatto e o vice-prefeito José Belarmino, de 67 anos, receberam na tarde desta segunda feira, dia 12, a vacina...

Secretaria de Cultura de Taboão da Serra realiza cursos de forma remota

Ana Rodrigues A Secretaria de Cultura de Taboão da Serra está realizando cursos de forma remota, nas modalidades de jazz, ballet oficina, ballet formação, danças...