17.9 C
Taboão da Serra
terça-feira, abril 13, 2021
Início Taboão da Serra Duas pessoas morrem com Covid-19 na fila de espera por vaga de...

Duas pessoas morrem com Covid-19 na fila de espera por vaga de UTI em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo


Segundo a secretaria municipal de Saúde da cidade, outros cinco pacientes estão na fila à espera por um leito de UTI. Carros fazem fila para a vacinação drive-thru em Ribeirão Pires, em SP
Edgar Ferreira/Arquivo Pessoal
Dois pacientes que estavam internados com Covid-19 morreram à espera de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, segundo a Secretaria Municipal da Saúde da cidade. Um dos pacientes morreu no dia 1º de março e o outro, no domingo 97).
Segundo a Prefeitura, outros cinco pacientes estão na fila de espera por um leito de UTI pela Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross), administrado pela Secretaria do Estado da Saúde.
1 paciente espera vaga desde o dia 02/03 – há 8 dias
1 paciente espera vaga desde o dia 04/03 – há 6 dias
1 paciente espera vaga desde o dia 06/03 – há 4 dias
2 pacientes esperam vagas desde o dia 08/03 – há 2 dias
O G1 entrou em contato com a secretaria estadual da Saúde sobre a transferência dos pacientes de Ribeirão Pires, mas até a publicação desta reportagem não teve retorno.
Taboão da Serra
11 pacientes morrem em Taboão da Serra à espera de leito de UTI
Nesta terça-feira (9) a secretária-adjunta da Saúde de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, Thamires May, informou que no total 11 pacientes morreram na cidade aguardando por uma vaga.
De acordo com Thamires, a cidade não consegue, desde a última quarta (3), transferir os casos graves para outras cidades e que o Sistema Cross, que regula vagas SUS no estado, está em colapso.
“Desde o dia 3 nós não recebemos nenhuma vaga. (…) E todas as devolutivas do estado têm sido que o plano de contingência está ativado e que os leitos estão superlotados e não há como receber a nossa demanda”, relata a secretária.
“Estamos com 11 pacientes entubados, 16 aguardando transferência via Cross e tivemos 11 óbitos, infelizmente, esses 11 estavam inseridos no sistema aguardando vaga em unidade de terapia intensiva”, relata.
A cidade é a primeira a registrar mortes de pessoas por falta de leitos de UTI no estado. A ocupação de leitos na Grande São Paulo está em 81,2%.
Outros casos
Cidades do interior do estado também dizem sofrer com falta de vagas para atendimento de pacientes com coronavírus.
Nesta terça (9), a Prefeitura de Buri registrou a terceira morte de paciente diagnosticado com a doença à espera de leito.
A paciente é uma mulher de 51 anos que estava internada em um leito de estabilização, e utilizava o único aparelho respirador do município. As três mortes ocorreram em um período de 8 dias.
Em Hortolândia, a família de uma idosa de chegou a recorrer à Justiça para tentar transferir uma idosa de 60 anos, que estava em estado grave e precisava passar por hemodiálise. Ela chegou a ser transferida para o Hospital Emílio Ribas, na capital paulista, mas morreu no último domingo (7).
Vídeos: Tudo sobre São Paulo e região Metropolitana

- Advertisment -

Mais notícias

Taboão: UPA Akira Tada apresenta queda no número de internações pela covid-19 e fecha segunda-feira sem óbitos

A UPA Akira Tada, unidade de referência no atendimento de pacientes da covid-19 em Taboão da Serra, vem apresentando uma queda no número de...

Prefeitura de Taboão da Serra inicia série de vídeos informativos com a prestação de contas dos 100 dias da nova administração

Renata Gomes No sábado, dia 10, completou 100 dias da nova Administração da Prefeitura de Taboão da Serra. Durante essa semana, serão divulgados vídeos informativos...

Prefeito Ayres Scorsatto e vice-prefeito José Belarmino são vacinados contra a covid-19 em Juquitiba

O prefeito de Juquitiba, Ayres Scorsatto e o vice-prefeito José Belarmino, de 67 anos, receberam na tarde desta segunda feira, dia 12, a vacina...

Secretaria de Cultura de Taboão da Serra realiza cursos de forma remota

Ana Rodrigues A Secretaria de Cultura de Taboão da Serra está realizando cursos de forma remota, nas modalidades de jazz, ballet oficina, ballet formação, danças...