18 C
Taboão da Serra
terça-feira, abril 13, 2021
Início Taboão da Serra Doria limita horário de supermercados e anuncia toque de recolher

Doria limita horário de supermercados e anuncia toque de recolher

O governador João Doria anunciou novas medidas restritivas para tentar frear o avanço da Covid-19 no estado de São Paulo. Entre as mudanças estão a limitação do horário de funcionamento de serviços essenciais e a suspensão das atividades presenciais nas escolas estaduais. O governo teme o iminente colapso do sistema de saúde. Chamada de ‘fase de emergência’, medidas entram em vigor na próxima segunda-feira (15) e duram ao menos por 15 dias, até o dia 30 de março.

“Nossos hospitais estão chegando no limite máximo de ocupação. Temos de adotar medidas mais duras de distanciamento social”, afirmou Doria. “Esse é o momento mais difícil da pandemia no nosso estado”, disse Jean Gorinchteyn, secretário estadual da Saúde. Segundo ele, são 150 novas admissões de pacientes em UTIs a cada dia.

O que muda

Escolas estaduais serão fechadas. Unidades seguirão parcialmente abertas somente para atender alunos socialmente vulneráveis que precisem receber merenda. Para a rede privada, o funcionamento será opcional, mas as escolas só podem receber 35% da capacidade total.

Os supermercados poderão funcionar até as 20h. Lojas de material de construção terão que fechar, assim como igrejas que só poderão receber fieis de forma individual. Jogos de futebol e outras esportes coletivos também não poderão acontecer. Escritórios só poderão funcionar em sistema de home office. Serviços de retirada de alimentos e produtos nos estabelecimentos está vetado. O delivery segue permitido.

Toque de recolher

Também será adotado um toque de recolher entre 20h e 5h. É proibida a circulação nesse horário. Também está proibido o uso de praias e parques. Na capital, a ideia das autoridades é reduzir em 4 milhões o número de pessoas circulando diariamente.

Continua após a publicidade

Em vídeo, João Doria disse nesta quinta que entende que as medidas são impopulares, mas que são necessárias para salvar vidas. “Vou honrar o cargo que ocupo, mesmo que isso custe minha popularidade. Vocês me elegeram para cuidar de vocês, não para cuidar de mim”, disse ele.

São Paulo está, desde o último sábado (6), na fase vermelha, a mais restritiva do plano de combate ao coronavírus até agora. Em vigência também está o chamado “toque de restrição”, que limita a circulação de pessoas nas ruas entre 23h e 5h. O objetivo é combater festas e aglomerações durante à noite.

Na quarta (10), São Paulo registrou 469 óbitos pela Covid-19. No dia anterior, 517 pessoas haviam morrido por conta de complicações relacionadas com a doença. No Brasil, mais de 2.300 vidas foram perdidas em um único dia, entre terça e quarta, o recorde na pandemia.

Em Taboão da Serra, 11 pessoas morreram à espera de um leito de UTI. Em Riberão Pires, a prefeitura informou que duas pessoas também morreram por falta de leitos especializados. Na capital, 13 hospitais têm leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) lotadas com 100% de capacidade.

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Mais notícias

GCM e Bombeiros resgatam cachorro que caiu no córrego em Taboão da Serra

Em meio a tantas notícias ruins, devido ao agravamento da pandemia, ainda existe espaço para a solidariedade. Na tarde desta terça-feira, dia 13, um...

Bandidos invadem residência e matam morador no Arraial Paulista, em Taboão da Serra

Quatro bandidos invadiram uma casa na avenida Campinas, no Arraial Paulista, em Taboão da Serra e acabaram matando o morador durante o assalto. Os...

Confira os ganhadores que a Dupla de Páscoa já fez e os maiores prêmios pagos

O concurso mais doce do ano está chegando e vai pagar um valor milionário para o vencedor. O sorteio da Dupla de Páscoa 2021 acontece...

Taxa de ocupação de leitos de UTI é de 85,4% no estado de SP; capital tem 7 hospitais municipais sem vagas

Governo do estado inaugurou nesta terça-feira (13) novo hospital de campanha no bairro Santa Cecília com duas semanas...