18 C
Taboão da Serra
terça-feira, abril 13, 2021
Início Taboão da Serra Covid-19: Cartório de Taboão registra o menor número de nascimentos em janeiro

Covid-19: Cartório de Taboão registra o menor número de nascimentos em janeiro

A pandemia do novo coronavírus não só deixou um rastro de mais de 60 mil mortos entre a população, como também começa a causar impactos futuros, atingindo as taxas de natalidade no estado de São Paulo. Rafael Libman diz que em Taboão da Serra a tendência é a mesma, o número de nascimentos na cidade foi o menor já registrado desde 2015.

Levantamento da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), com base nos registros de nascimentos realizados nos Cartórios de Registro Civil do Estado, aponta uma queda histórica de 15% nos nascimentos em janeiro de 2021, primeiro mês após o período normal de gestação, desde a chegada da COVID-19 no Brasil, em que os casais optaram por ter filhos ou não, já com a crise sanitária instalada no País.

Segundo Rafael Libman em Taboão da Serra, janeiro de 2021 registrou 520 nascimentos, bem abaixo dos 645 registrados em 2020, queda de 19% em relação ao mesmo mês do ano passado. Se comparado com 2015, a diminuição é ainda menor. Naquele ano foram registrados 729 nascimentos, uma queda de 28,6%.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), repositório de estatísticas dos atos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País e que disponibiliza os dados de cada município do país desde 2015, Rafael Libman esclarece que tais dados ajudam e muito projeções futuras

O histórico de nascimentos registrados no mês de janeiro em Taboão da Serra tem o registro:

2021 – 520 nascimentos
2020 – 645 nascimentos
2019 – 675 nascimentos
2018 – 655 nascimentos
2017 – 595 nascimentos
2016 – 666 nascimentos
2015 – 729 nascimentos

Números nacionais

No Brasil, os números de nascimentos em janeiro também tiveram queda, chegando a 15,1%, com relação ao mesmo período de 2020. Foram registrados 207.901 nascimentos em janeiro de 2021, frente a 244.974 ocorridos no mesmo mês do ano anterior. Em âmbito nacional, a média histórica de variação do mês de janeiro também é de 0% ao ano, a mesma porcentagem de variação quando analisados os números do período anual.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

“Os impactos causados pela COVID-19 nas taxas de mortalidade do nosso estado já eram de conhecimento de todos, mas agora o que vemos também é o reflexo causado pela pandemia na taxa de natalidade do estado de São Paulo. Essa diminuição do número de nascimentos registrados seguramente afetará, futuramente, diversos aspectos da sociedade, principalmente relacionados à economia e ao desenvolvimento do estado”, explica a presidente da Arpen/SP, Daniela Silva Mroz.

O número de nascimentos registrados em 2021 ainda pode vir a aumentar, assim como a variação da média anual, uma vez que os prazos para registros chegam a prever um intervalo de até 15 dias entre o nascimento e o lançamento do registro no Portal da Transparência. Além disso, alguns estados brasileiros expandiram o prazo legal para comunicação de registros em razão da situação de emergência causada pela COVID-19.

Sobre a Arpen/SP

Fundada em fevereiro de 1994, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) representa os 836 Cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo, que atendem a população em todos os 645 municípios do Estado, além de estarem presentes em outros 169 distritos e subdistritos, realizando os principais atos da vida civil de uma pessoa: o registro de nascimento, casamento e óbito.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O post Covid-19: Cartório de Taboão registra o menor número de nascimentos em janeiro apareceu primeiro em O Taboanense.

- Advertisment -

Mais notícias

GCM e Bombeiros resgatam cachorro que caiu no córrego em Taboão da Serra

Em meio a tantas notícias ruins, devido ao agravamento da pandemia, ainda existe espaço para a solidariedade. Na tarde desta terça-feira, dia 13, um...

Bandidos invadem residência e matam morador no Arraial Paulista, em Taboão da Serra

Quatro bandidos invadiram uma casa na avenida Campinas, no Arraial Paulista, em Taboão da Serra e acabaram matando o morador durante o assalto. Os...

Confira os ganhadores que a Dupla de Páscoa já fez e os maiores prêmios pagos

O concurso mais doce do ano está chegando e vai pagar um valor milionário para o vencedor. O sorteio da Dupla de Páscoa 2021 acontece...

Taxa de ocupação de leitos de UTI é de 85,4% no estado de SP; capital tem 7 hospitais municipais sem vagas

Governo do estado inaugurou nesta terça-feira (13) novo hospital de campanha no bairro Santa Cecília com duas semanas...