17.9 C
Taboão da Serra
terça-feira, abril 13, 2021
Início Taboão da Serra Conselho Municipal de Saúde se posiciona contra a instalação de leitos Covid-19...

Conselho Municipal de Saúde se posiciona contra a instalação de leitos Covid-19 na UBS Clementino

O Conselho Municipal de Saúde, órgão de controle social e deliberativo da política municipal de saúde, se posicionou contra a criação de leitos para receber pacientes com Covid-19 na UBS do Clementino, em Taboão da Serra. A administração prevê a criação de seis leitos de observação na unidade.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O prefeito Aprígio anunciou nesta quinta-feira, dia 4, a criação de 30 novos leitos para atender pacientes com Covid-19 em Taboão da Serra. A UPA, unidade dedicada a receber doentes com o novo coronavírus está com 100% de sua capacidade ocupada.

Ao ler a notícia, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ledivan Lopes, entrou em contato com reportagem do Portal O Taboanense e declarou que o Conselho é contrário a essa decisão. “O Conselho não está de acordo com a indicação da UBS do Clementino como base, como suporte, como hospital de campanha, não sei se é esse o nome que vão usar, para atender a covid-19”, declarou.

Lopes disse que o Conselho entende a necessidade de um hospital de campanha, “estamos realmente à beira de um colapso, com 100% dos leitos na UPA Akira Tada ocupados. Existe, realmente uma necessidade de reabrir um hospital de campanha ou uma tenda, que tenha condições de atender a população”.

Ele pontuou alguns motivos pelos quais o Conselho se posiciona contrário. “Primeiro que não temos estrutura nenhuma nas nossas UBS para ter leito de hospital. E segundo, nós já tivemos hospital de campanha, onde tem toda estrutura lá ainda, que é o SER. É só reativar. Tirar as atividades de lá e voltar com o hospital de campanha”.

E destaca como principal fator a localização da UBS do Jd. Clementino. “Para ter uma área de hospital para esse tipo de doença, esse vírus fica agindo em um raio de 100 metros, isso foi o Conselho Estadual que nos passou. E ali no Clementino a UBS é parede e meia com as casas. Espera aí, você quer resolver o problema ou criar mais um problema? “, questionou o conselheiro.

Nesta sexta-feira, dia 5, às 14h, o Conselho Municipal de Saúde, fará uma reunião extraordinária onde será discutida as “definições do que vai ser feito futuramente aqui em Taboão sobre a covid-19”.

Ato de mobilização

Na sexta-feira, às 7h da manhã, acontece um ato de mobilização contra o fechamento da UBS do Clementino para a instalação de leitos para pacientes com Covid-19.

“Hospital de Campanha sim! Mas sem fechar nenhuma UBS ou serviços médicos prestados à população. Participe conosco e venha defender os nossos direitos”, declarou o ex-vereador professor Moreira.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O post Conselho Municipal de Saúde se posiciona contra a instalação de leitos Covid-19 na UBS Clementino apareceu primeiro em O Taboanense.

- Advertisment -

Mais notícias

Taboão: UPA Akira Tada apresenta queda no número de internações pela covid-19 e fecha segunda-feira sem óbitos

A UPA Akira Tada, unidade de referência no atendimento de pacientes da covid-19 em Taboão da Serra, vem apresentando uma queda no número de...

Prefeitura de Taboão da Serra inicia série de vídeos informativos com a prestação de contas dos 100 dias da nova administração

Renata Gomes No sábado, dia 10, completou 100 dias da nova Administração da Prefeitura de Taboão da Serra. Durante essa semana, serão divulgados vídeos informativos...

Prefeito Ayres Scorsatto e vice-prefeito José Belarmino são vacinados contra a covid-19 em Juquitiba

O prefeito de Juquitiba, Ayres Scorsatto e o vice-prefeito José Belarmino, de 67 anos, receberam na tarde desta segunda feira, dia 12, a vacina...

Secretaria de Cultura de Taboão da Serra realiza cursos de forma remota

Ana Rodrigues A Secretaria de Cultura de Taboão da Serra está realizando cursos de forma remota, nas modalidades de jazz, ballet oficina, ballet formação, danças...