21.5 C
Taboão da Serra
quinta-feira, março 4, 2021
Início Taboão da Serra Cidade de SP tem 109 mil testes de Covid-19 sem resultados definidos...

Cidade de SP tem 109 mil testes de Covid-19 sem resultados definidos na rede municipal de saúde


Prefeitura afirma que dados são dinâmicos e que a atualização é constante. Pacientes reclamam da demora de diagnóstico. A cidade de São Paulo tinha, até 24 de novembro, 109.872 testes de coronavírus sem resultado na rede municipal de saúde. O levantamento do SP1 com base nos dados do Observatório Covid-19 aponta houve um aumento no número de testes sem atualização no sistema. Entre março e agosto, o percentual de testes sem resultado definido variava de 2% a 3%. Este índice passou a ser de 31% em setembro e de 58% em novembro.
Pacientes relatam demora de mais de um mês para resultados de testes de coronavírus na Grande SP
Cidade de SP tem mais de 109 mil testes de Covid-19 sem resultado definido
Reprodução/TV Globo
Em setembro, pacientes já relatavam demora de mais de um mês nos resultados dos testes. Muitos eram orientados a buscar os resultados pessoalmente nas unidades de saúde.
A ausência de resultado, impacta a estatística oficial de casos confirmados, porque o sistema não é atualizado. A Prefeitura da cidade de São Paulo disse que a empresa responsável por processar 100% das amostras coletadas na rede municipal teve problemas no cadastramento dos testes, mas “apenas” na última semana.
Em nota, a Prefeitura disse que os dados são dinâmicos e que a atualização é constante. Segundo a gestão, à medida que o tempo passa, os casos em investigação antigos são resolvidos e reclassificados e deixam de ser “em branco” e passam para a coluna “positivo” ou “negativo”. Não houve queda nos positivos e negativos, mas eles ainda não foram reclassificados como já ocorreu nas semanas anteriores. A vigilância em saúde exclui duplicidades e eventuais reclassificações considerando os resultados laboratoriais.
Amostras colhidas
O número de amostras colhidas de pacientes com a suspeita de Covid-19 aumentou ao longo dos últimos oito meses.
Em setembro, 85 mil amostras foram acolhidas e 26.619 delas não tiveram resultado definido. O índice equivale a 31,3%.
Já em outubro, foram 142 mil amostras colhidas e mais de 83 mil ficaram sem resultado. Índice de 58,4%.
Aumento no número de testes de Covid-9 em São Paulo
Reprodução/TV Globo
Preocupação
Maria Izabel Vieira da Silva é babá está há oito dias esperando o resultado do exame da filha, que está com sintomas da doença. Ela conta que está ansiosa e preocupada com a falta de informações.
“Eu acho que está demorando muito, porque a gente fica desesperado. A gente quer uma resposta, né? E a minha filha sofrendo, a gente está sofrendo e não consegue ir lá, fica ruim o negócio.”
O marido de Maria Izabel, Manuel da Silva, também teve sintomas de Covid-19. “Só que o que acontece? A dúvida! Porque a gente não tem um resultado, para saber se está com Covid ou não. A gente não pode entrar em contato com ninguém entendeu. Muitas vezes, quando eles vão dar o resultado a pessoa já está morta.”
Demora na Grande São Paulo
O SP2 realizou um levantamento entre 21 prefeituras de cidades da Região Metropolitana para saber o tempo médio de espera. As administrações municipais de Taboão da Serra, Mauá, Santana de Parnaíba e Cotia disseram que o resultado pode chegar em até 15 dias. Já o governo de São Paulo afirma que, em média, o resultado deve ficar pronto em até 72 horas.
A produção do SP2 ligou para para 8 UBSs de regiões diferentes da capital. Três unidades informaram que o resultado pode ser consultado pela internet, mas não souberam informar o link. Quatro não atenderam, e uma unidade pediu para retirar o resultado do teste pessoalmente.
Do começo da pandemia até julho, foram realizados mais de 700 mil testes do tipo PCR, que indica se você tem ou não a Covid-19. Muitos testes são feitos nas unidades básicas de saúde.
Apesar de não haver um protocolo claro de como os resultados devem ser entregues, uma coisa é certa: se o caso for considerado suspeito, o paciente deve ficar em isolamento. Ele só deve buscar os serviços de saúde novamente se os sintomas se agravarem.
O coordenador do Controle de Doenças da Secretaria Estadual da Saúde, Paulo Menezes, disse que os exames de Covid-19 levam em média 3 dias para ficar prontos e que cabe a cada prefeitura definir como vai informar o resultado.
Pacientes relatam demora de meses em resultado de testes do novo coronavírus em SP
Initial plugin text

- Advertisment -

Mais notícias

Raya e o Último Dragão é a estreia da semana no Shopping Taboão

Dois filmes estreiam nesta quinta-feira, dia 4, no cinema Multiplex Shopping Taboão, Raya e o Último Dragão e a produção nacional, Lucicreide Vai Pra...

Via Rápida Emprego abre 100 vagas para cursos de qualificação profissional em Juquitiba

O programa Via Rápida Emprego, do Governo do Estado de São Paulo, está com 100 vagas abertas em Juquitiba para cursos profissionalizantes. As inscrições...

Vereadora Joice Silva passa bem após cirurgia cardíaca de emergência

A vereadora de Taboão da Serra, Joice Silva, 38 anos, passa bem após ser submetida a uma cirurgia de emergência na manhã desta quarta-feira,...

Senac Taboão da Serra destaca cursos EAD com inscrições abertas para 2021

O Senac Taboão da Serra, na Grande São Paulo, destaca que os cursos EAD estão com inscrições abertas para as turmas de 2021. São...