Prefeitura afirma que dados são dinâmicos e que a atualização é constante. Pacientes reclamam da demora de diagnóstico. A cidade de São Paulo tinha, até 24 de novembro, 109.872 testes de coronavírus sem resultado na rede municipal de saúde. O levantamento do SP1 com base nos dados do Observatório Covid-19 aponta houve um aumento no número de testes sem atualização no sistema. Entre março e agosto, o percentual de testes sem resultado definido variava de 2% a 3%. Este índice passou a ser de 31% em setembro e de 58% em novembro.
Pacientes relatam demora de mais de um mês para resultados de testes de coronavírus na Grande SP
Cidade de SP tem mais de 109 mil testes de Covid-19 sem resultado definido
Reprodução/TV Globo
Em setembro, pacientes já relatavam demora de mais de um mês nos resultados dos testes. Muitos eram orientados a buscar os resultados pessoalmente nas unidades de saúde.
A ausência de resultado, impacta a estatística oficial de casos confirmados, porque o sistema não é atualizado. A Prefeitura da cidade de São Paulo disse que a empresa responsável por processar 100% das amostras coletadas na rede municipal teve problemas no cadastramento dos testes, mas “apenas” na última semana.
Em nota, a Prefeitura disse que os dados são dinâmicos e que a atualização é constante. Segundo a gestão, à medida que o tempo passa, os casos em investigação antigos são resolvidos e reclassificados e deixam de ser “em branco” e passam para a coluna “positivo” ou “negativo”. Não houve queda nos positivos e negativos, mas eles ainda não foram reclassificados como já ocorreu nas semanas anteriores. A vigilância em saúde exclui duplicidades e eventuais reclassificações considerando os resultados laboratoriais.
Amostras colhidas
O número de amostras colhidas de pacientes com a suspeita de Covid-19 aumentou ao longo dos últimos oito meses.
Em setembro, 85 mil amostras foram acolhidas e 26.619 delas não tiveram resultado definido. O índice equivale a 31,3%.
Já em outubro, foram 142 mil amostras colhidas e mais de 83 mil ficaram sem resultado. Índice de 58,4%.
Aumento no número de testes de Covid-9 em São Paulo
Reprodução/TV Globo
Preocupação
Maria Izabel Vieira da Silva é babá está há oito dias esperando o resultado do exame da filha, que está com sintomas da doença. Ela conta que está ansiosa e preocupada com a falta de informações.
“Eu acho que está demorando muito, porque a gente fica desesperado. A gente quer uma resposta, né? E a minha filha sofrendo, a gente está sofrendo e não consegue ir lá, fica ruim o negócio.”
O marido de Maria Izabel, Manuel da Silva, também teve sintomas de Covid-19. “Só que o que acontece? A dúvida! Porque a gente não tem um resultado, para saber se está com Covid ou não. A gente não pode entrar em contato com ninguém entendeu. Muitas vezes, quando eles vão dar o resultado a pessoa já está morta.”
Demora na Grande São Paulo
O SP2 realizou um levantamento entre 21 prefeituras de cidades da Região Metropolitana para saber o tempo médio de espera. As administrações municipais de Taboão da Serra, Mauá, Santana de Parnaíba e Cotia disseram que o resultado pode chegar em até 15 dias. Já o governo de São Paulo afirma que, em média, o resultado deve ficar pronto em até 72 horas.
A produção do SP2 ligou para para 8 UBSs de regiões diferentes da capital. Três unidades informaram que o resultado pode ser consultado pela internet, mas não souberam informar o link. Quatro não atenderam, e uma unidade pediu para retirar o resultado do teste pessoalmente.
Do começo da pandemia até julho, foram realizados mais de 700 mil testes do tipo PCR, que indica se você tem ou não a Covid-19. Muitos testes são feitos nas unidades básicas de saúde.
Apesar de não haver um protocolo claro de como os resultados devem ser entregues, uma coisa é certa: se o caso for considerado suspeito, o paciente deve ficar em isolamento. Ele só deve buscar os serviços de saúde novamente se os sintomas se agravarem.
O coordenador do Controle de Doenças da Secretaria Estadual da Saúde, Paulo Menezes, disse que os exames de Covid-19 levam em média 3 dias para ficar prontos e que cabe a cada prefeitura definir como vai informar o resultado.
Pacientes relatam demora de meses em resultado de testes do novo coronavírus em SP
Initial plugin text