32 C
Taboão da Serra
segunda-feira, setembro 20, 2021
Início Notícias Sommelier: um trabalho de sorte

Sommelier: um trabalho de sorte

No dicionário, o sommelier é o profissional especializado em bebidas alcoólicas, mas mais conhecido no mundo do vinho. Marco Antonio Carbonari, dono da vinícola Villa Santa Maria, explica que a profissão não se limita somente à bebida viva, mas que também é responsável por qualquer estabelecimento que sirva bebidas.

Antigamente, lá na Idade Média, o sommelier era o carroceiro dos castelos e palácios que transportavam pipas de vinho, por isso, acabaram sendo incubidos de provar todo o conteúdo antes que fosse servido para os reis. No século XVIII, com a popularização da gastronomia nas cidades, a função deste profissional se consolidou e se tornou um dos responsáveis pela qualidade dos restaurantes locais.

Quais são as funções desse profissional?

O grande papel do sommelier é entender o que o cliente quer. Então, na prática, o profissional participa ativamente dos processos de escolha, compra, recebimento, guarda, administração da adega e, principalmente, a prova das bebidas antes que elas sejam direcionadas aos consumidores finais. Além do vinho, Marco Antonio Carbonari comenta que o sommelier pode auxiliar no mesmo procedimento para a aquisição de cervejas artesanais, sakes e outros líquidos.

O que é preciso para se tornar um sommelier?

É preciso fazer cursos profissionalizantes. Um dos mais famosos é a ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) e a ISG (International Sommelier Guild). Portanto, é uma profissão que requer estudos e investimento. Se pensar numa formação superior o mais indicado é o curso de Gastronomia. Além disso, um sommelier deve saber conversar e transmitir parte de seus conhecimentos sobre o vinho, tendo boa comunicação, boa postura e acessibilidade.

Marco Antonio Carbonari comenta que a profissão foi regulamentada no Brasil através da Lei 12.467, de 26 de agosto de 2011, que reconhece a importância desse profissional no setor de alimentos e bebidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais notícias

Oito cidades da Grande SP adiam aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 após impasse sobre marca da vacina

Motivo é a divergência entre os governos federal e estadual sobre qual imunizante deve ser aplicado como terceira...

Oito cidades da Grande SP mantêm vacinação contra Covid-19 no feriado da Independência

Barueri, Embu das Artes, Francisco Morato, Guararema, Itaquaquecetuba, Santana de Parnaíba, Santo André e São Caetano do Sul...

Vias da cidade de SP e rodovias registram congestionamento na véspera do feriado de 7 de Setembro

A Artesp prevê cerca de 5,1 milhões de veículos nas principais estradas que passam pela capital paulista. Trânsito...

Princesa das tintas, conheça a Syrah

A uva Syrah é tida como uma das castas mais antigas que existem. Marco Antonio Carbonari explica que,...