14.5 C
Taboão da Serra
quarta-feira, setembro 22, 2021
Início Política Arautos da moralidade

Arautos da moralidade

Quando a defesa do respeito irrestrito ao estado de direito reúne um enorme plantel de investigados e/ou condenados, gente, enfim, complicada com a lei, é sinal de inversão de valores. A zombeteira celebração do inegável enfraquecimento da Operação Lava Jato junta, entre outras figuras notórias, o presidente Bolsonaro, o ex-presidente Lula e o senador Renan Calheiros.

Seria de se perguntar a esses e outros senhores e senhoras ora investidos na condição de arautos da moralidade se quando as coisas no terreno da impunidade corriam frouxas o estado de direito estava sendo devida e amplamente respeitado.

Em tom de brincadeira e falando mais a sério no dia seguinte, o presidente falou no “fim” da Lava Jato, colocando-se até como autor da aludida extinção, argumentando que isso aconteceu porque não há corrupção em seu governo. Dois exageros. Primeiro, porque a continuidade ou não da operação não depende dele. Segundo, porque o fato de o tema estar em segundo plano no momento não quer dizer que a corrupção tenha acabado.

Muito menos essas celebrações têm ou terão o condão de apagar a mudança no trato de malfeitorias públicas e privadas ocorrida a partir do julgamento do processo do mensalão, na primeira década do século 21, e seguida pela Lava Jato. A sociedade brasileira hoje é muito menos tolerante e já pôde perceber que nem a impunidade nem a roubalheira de dinheiro público são inevitáveis no exercício do poder político.

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Mais notícias

Oito cidades da Grande SP adiam aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 após impasse sobre marca da vacina

Motivo é a divergência entre os governos federal e estadual sobre qual imunizante deve ser aplicado como terceira...

Oito cidades da Grande SP mantêm vacinação contra Covid-19 no feriado da Independência

Barueri, Embu das Artes, Francisco Morato, Guararema, Itaquaquecetuba, Santana de Parnaíba, Santo André e São Caetano do Sul...

Vias da cidade de SP e rodovias registram congestionamento na véspera do feriado de 7 de Setembro

A Artesp prevê cerca de 5,1 milhões de veículos nas principais estradas que passam pela capital paulista. Trânsito...

Princesa das tintas, conheça a Syrah

A uva Syrah é tida como uma das castas mais antigas que existem. Marco Antonio Carbonari explica que,...