25.8 C
Taboão da Serra
quinta-feira, novembro 26, 2020
Início Taboão da Serra Veja as propostas da professora Najara Costa para a educação de Taboão...

Veja as propostas da professora Najara Costa para a educação de Taboão da Serra

Semanalmente, o Portal O Taboanense vai tratar de um tema específico com os candidatos à prefeitura de Taboão da Serra. Nesta semana o tema escolhido pela nossa equipe de jornalismo foi Educação. Acompanhe as propostas da candidata Najara Costa.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Educação

A educação básica de Taboão da Serra mais uma vez está entre as melhores da região sudoeste da Grande São Paulo, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). O ensino taboanense alcançou nota 6.7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, ultrapassou a meta estipulada que era de 6.3 pontos e superou a meta estabelecida para 2021 que é 6.5. Ainda assim, a educação é um setor que enfrenta problemas na cidade, principalmente no que diz respeito a vagas em creches e a remuneração da categoria.

Para a professora Najara Costa, candidata à prefeitura pelo Psol, a educação de Taboão da Serra tem uma boa nota no Ideb, mas o município sofre com a falta de vagas nas creches. O que, para ela, é um direito básico da população. Ela também fala em trazer para a cidade cursinhos populares gratuitos, além de rever os salários da categoria.

“Educação é um tema bem importante […] A gente tem feito essas conversas também com as categorias da educação, inclusive com os quadros de apoio, que aqui em Taboão da Serra é uma grande vergonha, muitas carreiras ganham menos que um salário mínimo […] Taboão da Serra está muito atrás nessa perspectiva”, disse a candidata.

Najara também pontuou a falta de vagas nas creches. “O governo atual se orgulha muito dizendo que temos o maior Ideb da região. Tem o maior Ideb da região, mas falta vaga na creche. Então conseguir vaga na creche é quase que impossível. Essa é uma grande demanda da nossa população. Não tem vaga na creche, isso prejudica a vida das famílias, prejudica a vida das mulheres que querem trabalhar. Isso está errado, porque vaga na creche é um direito básico”, disparou.

Outra questão levantada pela candidata é a valorização do profissional. “Valorizar essas categorias […] Eu sou a única candidata que assinou esse compromisso com essas categorias da educação com o quadro de apoio, no sentido de colocar ali as questões que são reivindicadas historicamente em nossa região”.

Najara fala em trazer para Taboão da Serra “os cursinhos populares para as nossas escolas municipais tanto nos finais de semana quanto durante a semana. Porque o jovem de Taboão da Serra também precisa entrar na universidade, especialmente as públicas, e nós precisamos garantir, facilitar esse acesso a partir da criação desses cursinhos populares nas nossas instituições”.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O post Veja as propostas da professora Najara Costa para a educação de Taboão da Serra apareceu primeiro em O Taboanense.

- Advertisment -

Mais notícias

Adolescente de 16 anos é apreendido por tráfico de drogas em Taboão da Serra

Um adolescente de 16 anos foi apreendido após ser flagrado vendendo drogas no Jd. Record, em Taboão da Serra. Com ele os policiais encontraram...

Taboão da Serra tem 9.726 infectados e 302 mortes por covid-19

Taboão da Serra registrou, nesta quarta-feira, dia 25, mais nove casos positivos de coronavírus, elevando o número de infectados na cidade para 9.726. As...

Acidente deixa ao menos 40 mortos em Taguaí, no Interior de São Paulo

Da Gazeta de S. Paulo Ao menos 40 pessoas morreram e outros se feriram em uma colisão entre um ônibus e um caminhão na manhã...

SPMAR promove ação de conscientização sobre o câncer de próstata no trecho Sul do Rodoanel

A concessionária SPMAR promoverá uma ação de saúde na próxima sexta-feira, dia 27, no trecho Sul do Rodoanel Mario Covas. A iniciativa integra o...