21.2 C
Taboão da Serra
segunda-feira, novembro 23, 2020
Início Taboão da Serra Prefeituráveis de Taboão da Serra falam o que pretendem fazer para solucionar...

Prefeituráveis de Taboão da Serra falam o que pretendem fazer para solucionar o problema das enchentes

Em fevereiro de 2020 Taboão da Serra viveu um momento complicado com as enchentes. Na ocasião as obras de prevenção não conseguiram conter a força da água que deixou diversos pontos de alagamento e destruição, principalmente na região do Largo do Taboão. Esse, aliás, é um problema recorrente na cidade.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A reportagem do Portal O Taboanense perguntou aos candidatos à prefeito de Taboão da Serra “Qual a sua proposta para resolver o problema das enchentes em Taboão da Serra?”

Veja a resposta dos candidatos

Aprígio (Podemos)

“Fizeram várias obras de prevenção à enchente, só que nenhuma resolveu e nem vai resolver porque foram obras mal planejadas, foram obras mal feitas, mal executadas. Taboão da Serra tem que passar por uma reconstrução para melhorar esse problema da enchente. A canalização dos córregos foram muito mal elaboradas, foram canalizadas ou a céu aberto ou fechadas […]As obras, nenhuma dá drenagem pra escoar as águas. Foram todas obras eleitoreiras, qualquer engenheiro, menos Daniel, claro, ele não deve saber fazer nada, qualquer engenheiro sabe que as obras foram muito mal dimensionadas. Então não dá pra dizer que Taboão da Serra tem córregos canalizados. O centro do Taboão quantas obras já passaram por lá? Ali precisa ser feita uma obra de verdade, por quem sabe fazer obra pra tirar aquela enchente do centro de Taboão da Serra”.

Professora Najara Costa (Psol)

“Essa questão do assoreamento e da drenagem da água é super importante. Nós pensamos em uma cidade sustentável, em educação ambiental, coleta seletiva de lixo. E muitas pessoas na cidade não tem se quer direito, a uma coleta de lixo. Não tem direto a saneamento básico […]Mas o município também precisa fazer o dever de casa que é a limpeza do piscinão, fazer um diálogo com o governo do estado para o entendimento efetivo do porque ainda existe enchentes em Taboão, no sentido de obras pra minimizar esses impactos das enchentes e também políticas para que a gente tenha a prevenção disso. Então é trabalhar a questão da sustentabilidade no município. Não é uma política simples de fazer uma obra, mas uma política de trabalhar a questão da sustentabilidade com as pessoas, com a cidade e também trazer a arborização da cidade”

Vitor Medeiros (PSL)

“Vamos trabalhar as ampliações dos canais e rios de nossa cidade, no aprofundamento e no alargamento dos mesmos, para maior capacitação possível das águas da chuva, evitando assim as enchentes. O resultado é que evitaremos a sangria da água aos bairros vizinhos, ou seja, evitaremos alagamentos nas casas dos taboanenses que sofrem muito com essa situação. A construção de grandes piscinões cobertos como o do Pacaembu […] Esse formato coberto permite fazer uma melhor coleta das águas da chuva, servindo o espaço também, como área de lazer, por exemplo”.

Dr. Eduardo Nóbrega (MDB)

“Houve um investimento maciço no período de canalização dos córregos da cidade, mas o que está faltando é manutenção e zeladoria. Infelizmente é um dos pontos mais fracos do governo Fernando Fernandes é a manutenção. A sua secretaria de Manutenção nunca funcionou e a zeladoria da cidade sempre foi abandonada. A última enchente que nós tivemos em Taboão foi por falta de limpeza dos córregos da cidade e manutenção do piscinão. Nós vamos incentivar, ter um cronograma de manutenção dos córregos e dos piscinões para que Taboão da Serra não volte a sofrer as agruras das enchentes. Principalmente, vamos ter um plano de ação de urgência caso peguemos um período sazonal de chuvas torrenciais para que o cidadão não se sinta abandonado como se sente hoje […] Nós teremos uma Defesa Civil muito bem equipada e preparada, pronta para fazer a atuação, caso ocorra uma chuva muito forte para que possa socorrer o cidadão de Taboão da Serra”.

Professor Oderlan (PT)

“A enchente é um trauma na cidade […] Na gestão do presidente Lula, tivemos investimentos aqui na canalização dos córregos da cidade, onde era um transtorno que a calha estava assoreada, as margens estavam deterioradas e foi feita toda uma recuperação e de lá pra cá os rios de Taboão não tiveram mais problema de ter o assoreamento. As obras foram feitas de forma adequada e até a recuperação das margens com plantio das árvores nativas na cidade, colaborou muito para melhorar essa questão. Ficamos um bom tempo sem enchente […] É preciso fazer uma manutenção periódica nos piscinões, limpeza, verificar as bombas que vão fazer a sucção dos rios e jogar dentro dos piscinões com uma rapidez maior”.

Plínio do Pirajuçara (Solidariedade)

“A questão da enchente é complicada, sempre assombrou o povo de Taboão da Serra, deixou a gente muitas vezes ilhados. Para conseguir combater isso é preciso fazer a manutenção periódica, abaixando as calhas dos córregos tanto o Poá, o Cachoeira e os que desaguam no Pirajuçara, e os piscinões, manter essas bombas funcionando […] Precisamos deixar a manutenção em dia, trabalhar em cima disso, fiscalizar se não estão jogando detritos nos rios’.

Ronaldo Dias (Progressista)

“Taboão da Serra tem esse problema crônico, que pode ser amenizado, mas não resolvido. A solução deveria acontecer com o rebaixamento da calha do rio Pinheiros. Nós estamos praticamente no mesmo nível, então a queda é muito pequena […] O que nós podemos fazer em Taboão da Serra são ações emergenciais e ações de limpeza contínua. Eu vejo o piscinão da entrada [da cidade] cheio de lixo, um cheiro insuportável. O piscinão que tem no Pq. Pinheiros não tem limpeza nenhuma […] A manutenção desses piscinões devem ser constantes, não só nos piscinões, mas também nos rios e a conscientização da população”.

Waldemar Lima (PMN)

“O grande problema das enchentes é a falta de manutenção e limpeza dos piscinões e dos bueiros, e conscientizar também a população para não jogar lixo e entulho nas ruas. Nosso trabalho vai ser a manutenção dos piscinões, que não é realiza até hoje. Eu visitei o piscinão do CSU, Leme e do Centro, tem muita sujeira dentro. Então nosso compromisso é com a manutenção e a limpeza dos piscinões, só aí já faz uma grande diferença nas enchentes e é claro, a gente vê a necessidade de construir mais piscinões na cidade de Taboão da Serra. A gente tem que resolver o problema das enchentes em Taboão da Serra […] O meu compromisso com a população é resolver o problema das enchentes em Taboão da Serra”.

Engenheiro Daniel (PSDB)

Devido a agenda intensa do candidato Engenheiro Daniel não concedeu entrevista à imprensa.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O post Prefeituráveis de Taboão da Serra falam o que pretendem fazer para solucionar o problema das enchentes apareceu primeiro em O Taboanense.

- Advertisment -

Mais notícias

Prefeitura de Embu das Artes promove Semana de Conciliação para negociação de impostos atrasados

Começou nesta segunda-feira, dia 23, a 11ª Semana Municipal de Conciliação para os contribuintes que estão em débito com a prefeitura de Embu das...

Shopping Taboão tem Black Week com descontos de até 70%

O Shopping Taboão, empreendimento da Aliansce Sonae, maior administradora de shoppings do país, inicia a Black Week – principal semana de ofertas do ano...

Taboão da Serra chega a 300 mortes por coronavírus; a mais nova vítima é uma bebê de 27 dias

Taboão da Serra chegou a 300 mortes por coronavírus nesta segunda-feira, dia 23, após registrar mais um óbito pela doença nas últimas 24 horas....

Durante caminhada, engenheiro Daniel afirma que irá promover a renovação na prefeitura de Taboão da Serra

O candidato à prefeitura de Taboão da Serra, Engenheiro Daniel (PSDB), voltou às ruas em campanha para o 2º turno. O político disse que...