21.2 C
Taboão da Serra
segunda-feira, novembro 23, 2020
Início Taboão da Serra Itaú Cultural: Novo recorte da Mostra Projeções exibe documentários políticos e filmes...

Itaú Cultural: Novo recorte da Mostra Projeções exibe documentários políticos e filmes de gênero

A partir de 9 de novembro, o Itaú Cultural exibe o segundo recorte de filmes da Mostra Projeções – Cinema Brasileiro Contemporâneo, disponível na plataforma online da instituição www.itaucultural.org.br.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Durante 15 dias, o público tem acesso aos longas-metragens Morto não fala, do diretor Dennison Ramalho, Orestes, de Rodrigo Siqueira, e O Processo, da cineasta Maria Augusta Ramos. A curadoria é de Moira Toledo, coordenadora, com Renata Druck, do EAD Projeções – Linguagem e Processos Criativos no Cinema Brasileiro Contemporâneo, que inspirou a realização deste ciclo. As produções escolhidas estabelecem diálogos entre o documentário político e as novas vertentes de filmes de gênero, visando despertar reflexões entre o público, realizadores e os estudantes do curso. O último recorte da Mostra Projeções será exibido entre os dias 30 de novembro a 14 de dezembro.

Com abordagens sobre racismo, sexismo, violência policial e tráfico de drogas na periferia, Morto Não Fala, primeiro longa-metragem do diretor e roteirista Dennison Ramalho, traz a história de Stênio, um assistente de legista do IML da periferia de São Paulo, que fala com os mortos. Quando as confidências que ouve do além revelam segredos de sua própria vida, o custo é altíssimo para ele e sua família. Este trabalho venceu cinco prêmios em festivais, três deles fora do Brasil – do júri no Fantasia Film Festival, no Canadá, melhores efeitos especiais no Festival Nocturna, na Espanha, e outro no México, no Festival Mórbido.

Dirigido por Maria Augusta Ramos, O Processo oferece um olhar pelos bastidores do julgamento que culminou no impeachment da ex-presidente, Dilma Rousseff, em 31 de agosto de 2016. O filme testemunha a profunda crise política e o colapso das instituições democráticas no país. No ano de seu lançamento, em 2018, esta produção ganhou os prêmios de melhor longa-metragem no Festival Visions du Réel, na Suíça, e no Festival IndieLisboa, em Portugal, além de ter sido aplaudido de pé no Festival de Berlim, na Alemanha, no qual ocupou o terceiro lugar na categoria Melhor Documentário — Prêmio do Público.

O documentário Orestes, do diretor Rodrigo Siqueira, é uma adaptação da tragédia grega, de Ésquilo, para a realidade brasileira. Com um júri simulado e uma série de psicodramas, Orestes coteja dois momentos da nossa história: a ditadura militar dos anos 1970 e o presente, da violência policial. O filme venceu o Prêmio APCA 2015 e foi eleito o melhor filme nos festivais Forumdoc BH e Cachoeira DOC, ambos em 2016.

Serviço

Mostra Projeções – Cinema Brasileiro Contemporâneo
De 9 a 23 de novembro

Morto Não Fala (RS, 2018)
De Dennison Ramalho
Duração: 110 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

O Processo (DF, 2018)
De Maria Augusta Ramos
Duração: 141 minutos
Classificação indicativa: Livre

Orestes (SP, 2015)
De Rodrigo Siqueira
Duração: 93 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O post Itaú Cultural: Novo recorte da Mostra Projeções exibe documentários políticos e filmes de gênero apareceu primeiro em O Taboanense.

- Advertisment -

Mais notícias

Prefeitura de Embu das Artes promove Semana de Conciliação para negociação de impostos atrasados

Começou nesta segunda-feira, dia 23, a 11ª Semana Municipal de Conciliação para os contribuintes que estão em débito com a prefeitura de Embu das...

Shopping Taboão tem Black Week com descontos de até 70%

O Shopping Taboão, empreendimento da Aliansce Sonae, maior administradora de shoppings do país, inicia a Black Week – principal semana de ofertas do ano...

Taboão da Serra chega a 300 mortes por coronavírus; a mais nova vítima é uma bebê de 27 dias

Taboão da Serra chegou a 300 mortes por coronavírus nesta segunda-feira, dia 23, após registrar mais um óbito pela doença nas últimas 24 horas....

Durante caminhada, engenheiro Daniel afirma que irá promover a renovação na prefeitura de Taboão da Serra

O candidato à prefeitura de Taboão da Serra, Engenheiro Daniel (PSDB), voltou às ruas em campanha para o 2º turno. O político disse que...