As obras da futura estação Vila Sônia, na Linha 4-Amarela do Metrô, estão seguindo o cronograma, mas deverá haver atrasos na inauguração, prevista para dezembro deste ano. Segundo o site Metrô CPTM, devido a pandemia do coronavírus, fornecedores estrangeiros estão com dificuldades para cumprir os prazos.

A previsão é que as obras sejam entregues em dezembro deste ano e possivelmente entre em operação em março de 2021. Em uma rede social, o presidente do Metrô, Silvani Pereira, respondeu a um seguidor que o questionou sobre a inauguração da estação: “ainda mantendo o mesmo prazo. Finalização da obra em dezembro de 2020 e início da operação no primeiro semestre de 2021”.

O presidente do Metrô ainda confirmou que o futuro terminal de ônibus da estação, que receberá todo fluxo de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e região terá acesso “tanto pela pista centro-bairro como pela bairro-centro, pela [avenida] Francisco Morato”.

Silvani chegou a postar fotos das obras e das catracas, chamadas de bloqueio, que estão sendo entregues nos próximos dias e serão instaladas na futura estação Vila Sônia. Outra novidade anunciada é o início do “bandejamento” da estação.

“Bandejamento é por onde é feito todo o encaminhamento de cabos na estação. Sobre ele são lançados todos os cabos de potência e de comando, levando a energia da sala técnica até o equipamento instalado. Esse é o primeiro sistema que instalamos em uma estação”, explicou.

De acordo com o site Metrô CPTM, a estação Estação Vila Sônia deverá “fazer com que a Linha 4-Amarela se aproxime de um milhão de passageiros por dia”. A nova parada irá receber diversas linhas intermunicipais de Taboão da Serra e região em um grande terminal que será entregue, muito provavelmente, junto com a estação que terá um movimento em dias úteis de aproximadamente 86 mil usuários. “Isso fará dela a mais movimentada da linha quando se exclui as estações conectadas a outros ramais”.

O post Presidente do Metrô prevê funcionamento da Estação Vila Sônia para 1º semestre de 2021 apareceu primeiro em O Taboanense.