O termo “fintech” se divide em outros dois termos o “financeiro” e o “tecnologia”, ou seja, é a aplicação tecnológica no mundo financeiro. São startups que procuram revolucionar o setor de finanças.

Como em todos os outros lugares, a tecnologia avançou dentro do setor financeiro, com a chegada dessas startups. As Fintechs procuram novos métodos de transformar o setor de finanças e torná-lo mais prático e rápido por meio das novas tecnologias.

O mercado financeiro muitas vezes deixa de lado o avanço da tecnologia para manter seus costumes que existe há muito tempo dentro da empresa.

Contudo, na maioria das vezes isso acaba em falência, pois a tecnologia não para de avançar, ou você se adapta e avança junto ou será deixado para trás pelas novas empresas que estão chegando.

Mercados de atuação e exemplos de algumas Fintechs

A simplicidade é uma característica comum entre as fintechs, sempre pensando na melhor forma de facilitar a sua vida e procurando meios para que você se sinta mais confortável de usar os seus produtos com facilidade e praticidade.

As Fintechs são ligadas principalmente a bancos online, mas, não atuam somente nessa área, pois abrangem várias áreas financeiras como por exemplo empréstimo, gestão, negociação de dívidas e investimento.

No entanto, não basta apenas contratar uma hospedagem de sites e um domínio e criar uma empresa online. Há muita tecnologia por trás das fintechs, principalmente no que diz respeito à segurança da informação.

Esses recursos até podem contribuir, mas não são os únicos responsáveis pelo sucesso de uma fintech. Sendo assim, vamos ver a seguir algumas empresas desse segmento e como atuam. Algumas delas você já deve conhecer ou até mesmo deve ser cliente. Confira!

Nubank
O Nubank é uma das fintechs de pagamento mais conhecidas no Brasil atualmente. Foi fundada na capital de São Paulo em 2013 e é um banco digital onde você pode fazer transações, pagar boletos e fazer depósitos por meio do seu celular.

Com tantas facilidades, o Nubank acaba se tornando indispensável para qualquer pessoa. É de fácil manuseio e você está no controle de tudo, pois consegue ver facilmente onde você gastou, quando gastou, o quanto gastou e isso também vale para os ganhos, transferências e pagamentos.

Contabilizei
O Contabilizei é uma fintech de gestão, foi fundada em 2012 e sua sede se localiza em Curitiba. A empresa possui diversos prêmios na área de gestão online, sendo um dos sites mais confiáveis para gerenciar seus negócios.

As fintechs de gestão gerenciam controles de gastos, orçamentos, uso eficiente dos seus ganhos, tendo como principal função ajudá-lo no gerenciamento das suas contas, ajudando até mesmo caso você queira criar uma empresa.

Também podem auxiliar nas áreas empresariais, com várias ferramentas para tornar mais simples e fácil o gerenciamento de seus ganhos e gastos como, por exemplo, a emissão de notas fiscais, folha de pagamento, movimentação bancária PJ, etc.

Smartia
Há também fintechs de seguro e a Smartia é um exemplo. A Smartia facilita e muito na hora de procurar uma boa seguradora, até por que é da sua vida que estamos falando, então você precisa de um serviço rápido e da maior qualidade.

A Smartia oferece uma variedade gigante de seguradoras de alta qualidade, onde você terá apenas que preencher um formulário com suas informações e será enviado para as melhores seguradoras, mas, com toda a segurança com seus dados.

Depois disso será enviada uma proposta de várias seguradoras e você poderá escolher aquela que atende melhor as suas necessidades. Tudo isso com facilidade, velocidade e segurança.

Nexoos
A Nexoos é uma plataforma que você poderá investir e solicitar empréstimos, tudo em um lugar só. Com bom atendimento e interface simples você conseguirá completar seus afazeres de forma objetiva e centrada.

O investimento é um bom caminha para quem gosta de se aventurar e conquistar novos horizontes, mas, muitos deixam de lado, pois acham que para se tornar investidor demanda de muito dinheiro e tempo. E não é bem assim!

Você conseguirá fazer investimentos da sua casa, pois o Nexoos apenas lhe mostrará as melhores opções e você tem o controle de tudo. E caso você esteja precisando de um empréstimo a Nexoos também pode te ajudar com isso.

Foxbit
Um dos mercados mais recentes em ascensão é o mercado das bitcoins e o Foxbit é uma fintech que te ajudará a entrar nesse novo mercado que está sempre aquecido e pode ser uma boa oportunidade de tirar você do comodismo e experimentar coisas novas.

As bitcoins são moedas digitais criptografadas que não dependem de bancos ou governos para movimentá-las, ou seja, um dinheiro que pertence somente a você. O mercado de bitcoin ficou bem conhecido pela sua alta rentabilidade e valorização.

O Foxbit poderá te ensinar a como investir nesse mercado e te mostrará em tempo real se a bitcoin está com o valor alto ou baixo. Basicamente vai te ensinar a ganhar dinheiro com a oscilação do valor da bitcoin.

Conclusão
As fintechs tem a finalidade de tornar nosso financeiro mais simples, com aplicativos funcionais que podem facilitar coisas que anteriormente demandavam tempo e algumas vezes dinheiro.

As fintechs são novas no mercado, não tenha medo de arriscar com algo novo, se o antigo só lhe trás estresse, tente algo que está chegando agora, pode ser tudo o que você precisava, abra a mente para o novo.

O post O que são Fintechs? Como essas empresas veem mudando o cenário das finanças apareceu primeiro em O Taboanense.