20 C
Taboão da Serra
quarta-feira, outubro 21, 2020
Início Taboão da Serra Aprenda a fazer terrários e arranjos de suculentas em casa

Aprenda a fazer terrários e arranjos de suculentas em casa

O Senac Taboão da Serra e o Senac Santo André reuniram duas especialistas da área de design e paisagismo do Senac para te ensinar como montar decoração com terrários – aqueles pequenos jardins montados em recipientes de vidro ou cerâmica, fechados, formando um ecossistema – e suculentas – aquelas que possuem raiz, o talo ou as folhas engrossados, e que armazenam em seu interior água em quantidades muito maiores que outras plantas. Além disso, as docentes vão te contar alguns segredinhos para a manutenção de “saúde e bem-estar” dos seus arranjos.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Então, se você que é daquelas pessoas que gostam de produzir artesanalmente elementos de decoração, e busca por peças que aproximam o ambiente da natureza, com um visual moderno, harmonioso e aconchegante, mas não tem ou não sabe muito bem dos cuidados necessários para manter flores e plantas vivas e bonitas, esse material é especialmente seu.

Um terrário para chamar de seu em 8 passos

Aline Cristina Neves, docente do Senac Santo André, diz que os terrários são arranjos modernos e fáceis de montar. Você vai precisar de um recipiente com tampa (pode ser vidro ou acrílico); pedras e cascalhos grossos e finos; terra; areia; TNT – Tecido-Não-Tecido; palito de churrasco com rolha na ponta; plantas de diversas espécies; itens de decoração para vasos.

1. Separe todos os itens para montagem do terrário.

Separe todos os itens para montagem do terrário.

Limpe bem o recipiente onde será feita a montagem.

Adicione os cascalhos grandes. “Eles servem para filtrar a água que escorre da terra evitando, assim, mau cheiro” observa Aline.

Adicione o tecido recortado do tamanho do vaso. “Ele servirá para evitar a mistura da terra com o cascalho grande. A partir daqui já podemos começar a decorar da forma que nos for mais interessante”, orienta.

Adicione a terra e com o auxílio da rolha com o palito de churrasco vá apertando para deixar a superfície uniforme.

Monte camadas de terra e areia, que pode ser colorida, auxiliando na decoração. Feito isso, já pode começar a introduzir as plantas e decorações.

Os palitos de churrasco, neste caso, servem para sustentar as plantas que serão introduzidas.

Introduza as plantas e decorações, faça a rega, que deverá ser feita apenas no solo para não danificar as folhagens, limpe novamente o recipiente e já podemos fechá-lo.

Suculentas modernas e estilosas

Segundo Milena Fabbrini de Almeida, docente do Senac Taboão da Serra, plantas dentro de casa são uma ótima opção para incrementar a decoração, além de contribuir para um ambiente mais saudável, reduzindo estresse e colaborando com mais qualidade de vida. As espécies consideradas de sombra (gostam de receber a luz do sol, somente filtrada) e as de meia-sombra (podem receber incidência solar direta nas folhas, somente em horários amenos) são as mais indicadas para ambientes internos. “Cactos e suculentas estão na moda e é possível montar arranjos com espécies variadas em potes de vidros, acrílicos ou cerâmica, que ficam lindos”, comenta.

A especialista conta que para montar os arranjos não existem muitas regras e que você pode deixar sua criatividade fluir. “Basta escolher as espécies, plantá-las no recipiente e adicionar os complementos. É possível trabalhar com pedriscos, seixos e areias coloridas. O substrato para essas plantas deve ser bem drenante, para evitar o excesso de água e consequente apodrecimento. Em lojas especializadas, conhecidas por gardens, existem substratos prontos ou, se preferir, basta incorporar areia na terra para melhorar a textura e porosidade”, sugere.

Milene preparou alguns arranjos para você usar como referência e inspiração:

Notas de amor para cuidar das suas plantas

É importante pesquisar sobre as preferências e necessidades de cada espécie, pois mesmo as de sombra precisam de um ambiente bem iluminado e ventilado. “Áreas próximas às janelas tendem a ser os locais mais propícios. Se for numa janela que recebe sol constantemente, pode-se até optar por uma espécie de sol pleno”, indica Milena.

A melhor maneira de identificar quais plantas/flores são indicadas para ambientes internos ou externos é buscando um profissional da área, podendo ser um jardineiro, um paisagista ou até mesmo um vendedor de loja especializada em plantas. “Geralmente, as plantas para ambientes internos são aquelas que se desenvolvem com pouca luz ou com uma iluminação natural indireta, como orquídea, suculenta, antúrio, palmeira-leque, samambaia, entre outras”, diz Aline.

Observe o porte e padrão de crescimento da espécie e cheque o espaço que você tem disponível e o tamanho de vaso necessário. Para o ambiente externo, vale a mesma regra”, observa Milena.

O excesso ou a falta de água é a causa da morte de muitas plantas, principalmente as de ambientes internos. “Para não correr o risco de afogar sua planta ou deixá-la estorricar, o jeito mais fácil é controlar a rega inserindo o dedo no substrato. Se sentir umidade no substrato, ainda não precisa colocar água. Se o substrato estiver seco, regue! Se possível, opte pela rega de manhã cedo e nunca sob sol forte, para não cozinhar suas plantas”, ensina Milena.

Ainda sobre a rega, vale destacar que a quantidade de rega que uma planta precisa vai variar de espécie para espécie, mas de modo geral os horários ideais para a rega são os menos quentes, como o início da manhã e o final da tarde. “A rega no período da noite não é indicada, pois as plantas demoram a absorver a água. O ideal é sempre regar a terra, ou substrato, e não as flores ou folhas, pois a umidade nessas áreas pode causar doenças nas plantas”, alerta Aline.

Todos os ambientes da casa podem receber plantas, levando em conta as necessidades de cada espécie. “Pessoas alérgicas devem ter especial atenção em colocar plantas dentro do quarto pois, durante a noite, algumas plantas podem exalar substâncias chamadas piretrinas, que podem causar alergia. Flores com muito pólen também não são indicadas para pessoas alérgicas”, pondera Milena.

Existem algumas plantas que são tóxicas tanto para quem manuseia, quanto para quem as ingere, sendo nocivas aos animais, crianças e até mesmo adultos. “Copo de leite, mamona, comigo-ninguém-pode, azaléia, mandioca brava, entre outras, devem ser evitadas na decoração de ambientes em que circulam crianças e animais”, avisa Aline.

Já falamos que todos os cômodos da casa podem receber flores e plantas, bastando ficar atento à iluminação e ventilação do cômodo, mas aqui vão algumas dicas de o quê vai onde. “Na cozinha, se for bem iluminada, coloquem aquelas que podem ser utilizadas para temperos, como orégano, tomilho, pimenta e tomate cereja. Na sala, vale apostar nas que vivem à meia sombra, como crisântemos, antúrio e jibóia. Já para o quarto, são indicadas as tranquilizantes, como a lavanda e o alecrim, ou as que purificam o ar, como a hera e o jasmim. No banheiro dá para deixar as que adoram ambientes úmidos e quentes, como a orquídea, a violeta e a samambaia”, enumera Aline.

Serviço

Senac Taboão da Serra
Endereço: Rua Salvador Branco de Andrade, 182 – Taboão da Serra – SP
https://www.sp.senac.br/web/senac-taboao-da-serra

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O post Aprenda a fazer terrários e arranjos de suculentas em casa apareceu primeiro em O Taboanense.

- Advertisment -

Mais notícias

Carro capota na av. Paulo Ayres e causa congestionamento na manhã desta quarta-feira

Um grave acidente no início da manhã desta quarta-feira, dia 21, deixa o trânsito complicado na região do Pq. Pinheiros, em Taboão da Serra....

Taboão da Serra vai comemorar o Dia do Servidor Público em 30 de outubro

Em virtude do Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, o prefeito Fernando Fernandes (PSDB), transferiu o ponto facultativo para sexta-feira, dia...

Aprígio fala suas propostas para a mobilidade urbana e transporte público em Taboão da Serra

Semanalmente, o Portal O Taboanense vai tratar de um tema específico com os candidatos à prefeitura de Taboão da Serra. Nesta semana o tema...

Conheça as propostas de Waldemar Lima para mobilidade urbana e transporte público em Taboão da Serra

Semanalmente, o Portal O Taboanense vai tratar de um tema específico com os candidatos à prefeitura de Taboão da Serra. Nesta semana o tema...